Poupança: flexibilize o seu planejamento financeiro pessoal

É possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro que seja feito de forma adaptada. Veja dicas!

É possível viabilizar uma poupança por meio de um planejamento financeiro que seja feito de forma adaptada, considerando a sua situação orçamentária.

Poupança: flexibilize o seu planejamento financeiro pessoal

Infelizmente, muitas pessoas perderam suas rendas ou tiveram seu rendimento mensal negativamente alterado por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus nos últimos dois anos. Visto que a pandemia agravou uma crise financeira que já estava ocorrendo, fazendo com que a situação econômica do Brasil piorasse, elevando a inflação e comprometendo as atividades de muitas empresas.

Entretanto, ainda que você esteja numa situação financeira desfavorável, é possível que você viabilize uma poupança ao focar em seus hábitos de consumo.

Não abdique do registro de sua situação atual

Primeiramente, você deve conceituar que o fato de planejar suas finanças é registrar os fatos de sua rotina. Ou seja, você apenas estará registrando algo que já acontece dentro da sua situação atual. Para isso, você irá separar seus custos fixos e custos variáveis, analisando o que pode ser modificado.

Faça um planejamento simplificado

Para essa separação você pode fazer um planejamento simplificado,  considerando a sua rotina e definindo suas metas. O Trello é uma ferramenta de gestão que pode ser atrativa para que você comece essa mudança de forma planejada.

Trocas viáveis e econômicas 

Posteriormente, você pode verificar o que pode ser modificado na sua rotina. Entretanto, como o planejamento é flexível e adaptado, você deve verificar o que é pertinente dentro do seu estilo de vida. Por exemplo, você pode trocar o cartão de crédito tradicional por uma opção isenta de anuidade. Visto que diversas fintechs oferecem serviços bancários qualificados sem taxa nenhuma para a pessoa física. 

Além disso, você pode cancelar uma TV a cabo e assinar um streaming, dentre outras trocas que sejam correlatas ao seu momento. No entanto, é relevante que você direcione os valores economizados para a sua poupança. Certamente, serão valores baixos e você poderá não entender a necessidade de guardá-los. 

Adquira hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis 

No entanto, quando você cria um planejamento financeiro preciso e adaptável, você deve focar em seus hábitos, de modo que os hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis sejam suas primeiras metas.

Por isso, guarde os valores baixos, pois você estará criando um caminho positivo para que obtenha uma relação financeira saudável; o que poderá auxiliar para que você crie metas maiores e modifique sua situação financeira, ainda que todo esse planejamento seja algo perceptível apenas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.