Poupança e Planejamento Financeiro Para Endividados

Planejamento financeiro pessoal e a viabilização de uma poupança 

É fundamental para uma pessoa realizar um planejamento financeiro, uma vez que esse planejamento possibilita a gestão de uma poupança e o alcance de diversos objetivos pessoais.

Sendo assim, para que possa viabilizar uma poupança é importante que você tenha clareza sobre a sua situação financeira pessoal, pois será esse o ponto de partida para direcionar assertivamente seus fluxos financeiros.

Dessa maneira, faça um mapeamento da sua situação no que diz respeito ao quanto você ganhou, quanto você gasta e quais são as dívidas pendentes. Essa anotação inicial pode ser feita em um caderno, em uma planilha de Excel, ou até mesmo em um aplicativo de finanças pessoais. Pois, o importante é que tenha clareza sobre onde está para que possa direcionar seu planejamento.

Caso a situação financeira esteja muito difícil neste momento, não desanime! Lembre-se de que é preciso mudar seus hábitos para que, aos poucos, você possa criar caminhos para melhorar suas finanças. 

Estou endividado, e agora?

Se você estiver fazendo parte do grupo dos endividados é importante que verifique a possibilidade de fazer acordos. No entanto, é fundamental criar o hábito da poupança.

Segundo informações do Serasa, já são mais de 60% da população produtiva que possui alguma dívida pendente. Por isso, é importante verificar quais são as suas dívidas, quais são os valores e analisar as propostas que você pode encontrar facilmente no site do próprio Serasa.

Algumas empresas estão disponibilizando um desconto de até 90%. No entanto, verifique as condições de parcelamento para que você possa direcionar seu fluxo  financeiro. Pois, não vai adiantar você realizar muitos acordos ao mesmo tempo e não conseguir pagá-los. 

Você pode criar um outro tipo de “bola de neve”, aquele em que a pessoa se endivida mais, tentando quitar as próprias dívidas atuais.

Cartão de crédito sem anuidade

 As fintechs trouxeram para o Brasil muitas opções de cartão de crédito sem anuidade. Sendo assim, o cliente pode se valer positivamente dessa concorrência do mercado financeiro. 

Verifique as possibilidades de aquisição de um cartão de crédito sem anuidade para que realize uma troca, eliminando as taxas do seu cartão tradicional. Uma vez que são pequenas mudanças de hábitos que certamente irão moldar novos hábitos financeiros. 

Poupança e reserva de emergência

Ao mesmo tempo em que você pagará seus acordos, é importante que direcione um valor para poupança em caráter de reserva de emergência, já que uma reserva é fundamental para uma família.

No entanto, neste primeiro momento, não se apegue ao valor e sim ao hábito de alimentar uma poupança. Pois, com o passar do tempo, os seus acordos serão pagos e você poderá aumentar esse direcionamento financeiro naturalmente. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.