Poupança e o Seu Planejamento Financeiro

O planejamento da poupança e seu fluxo financeiro pessoal 

Viabilizar uma poupança pode ser um desafio para muitas pessoas, principalmente para uma pessoa que nunca teve nenhum tipo de educação financeira e não fez um planejamento até então.

No entanto, você pode mudar seus hábitos a partir do momento em que percebe o quanto eles atrapalham a sua rotina. Sendo assim, veja algumas dicas para que possa direcionar seu fluxo financeiro e viabilizar uma poupança para aumentar as suas chances de realizações futuras.

 Controle financeiro pessoal e o fluxo de caixa

O fluxo de caixa nada mais é do que o registro de entradas e saídas financeiras. Por isso, não é somente importante, como imprescindível para a rotina de uma empresa.

Já pensou em como um comércio poderia funcionar sem que fossem registrados todos os valores que circulam na rotina dessa empresa? Por isso, o fluxo de caixa funciona também na vida pessoal. 

Pois, se você conseguir registrar tudo o que você gasta e tudo o que você ganha, fica muito mais fácil entender seus gargalos e lacunas financeiras. 

Por isso, anote os seus valores por menores que lhe pareçam, tanto referente às entradas, como às saídas. Existem vários aplicativos que podem ajudar uma pessoa física nessa demanda de controles financeiros.

 Cartão de crédito sem anuidade

Pode parecer irrisório o valor que você paga de anuidade em um cartão de crédito, mas ao final de um ano não é tão pouco, principalmente para quem tem vários cartões. 

Hoje em dia, as fintechs oferecem várias opções para que você possa ter um cartão de crédito sem anuidade. Além disso , há vantagens como o programa de cashback. Sendo assim, analise as possibilidades e faça essa troca, pois esse é um dos pontos importantes para alterar positivamente seus hábitos financeiros.

 Poupança e reserva de emergência

Uma reserva de emergência é muito importante para uma pessoa, independentemente dos seus ganhos fixos. Por isso, alimente o seu hábito de direcionar um valor para uma poupança.

 Muitas pessoas não elaboram um fluxo para uma poupança, pois entendem que precisa ter um valor alto para poupar todos os meses. Ou ainda, entendem que é necessário sobrar dinheiro para guardar.

Administração é hábito para todos os valores 

No entanto, isso pode ser uma ilusão, pois dificilmente vai sobrar dinheiro para uma pessoa desorganizada financeiramente, mesmo que ela ganhe muito. Já que valores elevados quando não administrados não rendem.

Por isso, se atente ao hábito de criar uma poupança, pois assim viabiliza um valor para uma reserva de emergência e alimenta esse fluxo.

Dessa forma, naturalmente quando suas finanças melhorarem, irá aumentar o valor direcionado à sua reserva de emergência. Bem como, poderá poupar para outros objetivos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.