Biologia: Saiba o que são lipídios

Os lipídios são uma classe de compostos orgânicos de ocorrência natural que você pode conhecer por seus nomes comuns: gorduras e óleos. Uma característica chave deste grupo de compostos é que eles não são solúveis em água.

Definição

Um lipídio é uma molécula solúvel em gordura. Em outras palavras, os lipídios são insolúveis em água, mas solúveis em pelo menos um solvente orgânico.

As outras classes principais de compostos orgânicos (ácidos nucléicos , proteínas e carboidratos) são muito mais solúveis em água do que em um solvente orgânico.

Os lipídios são hidrocarbonetos (moléculas que consistem em hidrogênio e oxigênio), mas não compartilham uma estrutura de molécula comum.

Os lipídios que contêm um grupo funcional éster podem ser hidrolisados ??em água. Ceras, glicolipídios, fosfolipídios e ceras neutras são lipídios hidrolisáveis.

Os lipídios que não possuem esse grupo funcional são considerados não hidrolisáveis. Os lipídios não hidrolisáveis incluem esteroides e as vitaminas lipossolúveis A, D, E e K.

Exemplos de lipídios comuns

Existem muitos tipos diferentes de lipídios. Exemplos de lipídios comuns incluem manteiga, óleo vegetal, colesterol e outros esteróides, ceras, fosfolipídios e vitaminas solúveis em gordura. A característica comum de todos esses compostos é que eles são essencialmente insolúveis em água, embora sejam solúveis em um ou mais solventes orgânicos.

Quais são as funções dos lipídios?

Os lipídios são usados pelos organismos para armazenamento de energia, como uma molécula de sinalização (por exemplo, hormônios esteroides), como mensageiros intracelulares e como um componente estrutural das membranas celulares.

As vitaminas solúveis em gordura (A, D, E e K) são lipídios à base de isopreno que são armazenados no fígado e na gordura. Alguns tipos de lipídios devem ser obtidos na dieta, enquanto outros podem ser sintetizados no corpo.

Os tipos de lipídios encontrados nos alimentos incluem triglicerídeos vegetais e animais, esteróis e fosfolipídios de membrana (por exemplo, colesterol).

Outros lipídios podem ser produzidos a partir dos carboidratos da dieta por meio de um processo denominado lipogênese.

Leia mais – Biologia: Características dos hormônios esteroides

Estrutura Lipídica

Embora não haja uma estrutura comum para os lipídios, a classe de lipídios que ocorre com mais frequência são os triglicerídeos, que são gorduras e óleos.

Os triglicérides têm uma estrutura de glicerol ligada a três ácidos graxos. Se os três ácidos graxos são idênticos, o triglicerídeo é denominado triglicerídeo simples.

Caso contrário, o triglicerídeo é denominado triglicerídeo misto.

As gorduras são triglicerídeos sólidos ou semissólidos à temperatura ambiente. Os óleos são triglicerídeos que são líquidos à temperatura ambiente.

As gorduras são mais comuns em animais, enquanto os óleos prevalecem em plantas e peixes.

A segunda classe mais abundante de lipídios são os fosfolipídios, que são encontrados nas membranas das células animais e vegetais.

Os fosfolipídios também contêm glicerol e ácidos graxos, além de conter ácido fosfórico e um álcool de baixo peso molecular. Fosfolipídios comuns incluem lecitinas e cefalinas.

Saturado versus não saturado

Os ácidos graxos que não possuem ligações duplas carbono-carbono são saturados. Essas gorduras saturadas são comumente encontradas em animais e geralmente são sólidas.

Se uma ou mais ligações duplas estiverem presentes, a gordura é insaturada. Se apenas uma ligação dupla estiver presente, a molécula é monoinsaturada. A presença de duas ou mais ligações duplas torna uma gordura poli-insaturada.

As gorduras insaturadas são geralmente derivadas de plantas. Muitos são líquidos porque as ligações duplas impedem o empacotamento eficiente de várias moléculas.

O ponto de ebulição de uma gordura insaturada é inferior ao ponto de ebulição da gordura saturada correspondente.

Lipídios e obesidade

A obesidade ocorre quando há excesso de lipídios (gordura) armazenados . Embora alguns estudos tenham vinculado o consumo de gordura ao diabetes e à obesidade, a grande maioria das pesquisas sugere que não há ligação entre a gordura na dieta e a obesidade, doenças cardíacas ou câncer.

Em vez disso, o ganho de peso é consequência do consumo excessivo de qualquer tipo de alimento, combinado com fatores metabólicos.

E então, curtiu conhecer essa matéria? Compartilhe com os  amigos!

Não deixe de ler também – Biologia: O que estudar sobre hormônios

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.