Poupança e a Gestão Financeira Pessoal

Planejamento e gestão de suas finanças

Iniciar uma poupança requer planejamento e gestão de suas finanças pessoais. Por isso, muitas pessoas não planejam e acabam desistindo da ideia de gerir sua vida financeira.

No entanto, planejar suas finanças pode direcionar a sua vida em diversos aspectos e viabilizar uma poupança é apenas um dos focos de um planejamento financeiro.

Sendo assim, é fundamental que se atente a alguns pontos fundamentais que podem servir de ponto de partida para direcionar um planejamento financeiro pessoal.

Bem como, através do planejamento pessoal e do direcionamento de uma poupança é possível que alcance suas metas em médio, curto e longo prazo. Por isso, é fundamental  que inicie seu planejamento para que possa direcionar seu futuro.

Controlar custos fixos e variáveis

No entanto, iniciar um planejamento financeiro pode ser um desafio para quem não tem clareza sobre seu próprio momento atual. Por isso, é importante que anote todos os seus custos fixos e variáveis.

Dessa forma, pode entender exatamente o seu custo para sobreviver (custos fixos) e outros custos adaptáveis (custos variáveis).

Esse controle pode ser alimentado através de uma planilha de Excel, por meio de um aplicativo. Ou ainda, por anotações feitas em um caderno. Pois, o mais importante para você será o foco em ter uma clareza sobre a sua situação atual.

Feito isso, você terá um cenário sobre o quanto você realmente deve e o quanto você gasta. Dessa forma, poderá verificar quais são as ações que podem melhorar essa situação.

Cada pessoa possui um histórico diferente, porém, se você for uma pessoa que está muito endividada nesse momento, tente fazer acordos das dívidas atuais, pois os juros dos cartões de crédito não param de crescer.

No entanto, se estiver devendo para muitos cartões, faça acordos em partes. Assim sendo, acorde uma determinada quantidade de dívidas. Posteriormente, faça acordos dos demais. Não faça muitas negociações ao mesmo tempo para não correr o risco de perder o dinheiro pago, caso não possa manter todos os pagamentos em dia. 

E a poupança?

Direcionar um valor para uma poupança deve entrar nesse fluxo. Uma vez que você já tenha um controle sobre o quanto gasta, o quanto ganha e o que realmente deve, pode direcionar um valor para iniciar uma poupança.

No entanto, neste primeiro momento não deve se apegar ao valor e sim ao hábito. Guardar dinheiro é um hábito, por isso, se alimentar esse hábito agora, quando suas finanças melhorarem, automaticamente você irá guardar um valor maior sem que isso pareça um sacrifício ou um valor que pode ser gasto em qualquer momento.

Por isso, nesse primeiro momento direcione um valor mensal para uma poupança em caráter de reserva de emergência. Assim sendo, posteriormente, poderá criar uma segunda poupança para seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.