Poupança e o planejamento financeiro na sua rotina

Viabilizar uma poupança requer que insira um planejamento financeiro na sua rotina e modifique hábitos importantes. Veja dicas!

O seu planejamento financeiro pessoal requer que você analise a sua rotina

O seu planejamento financeiro pessoal requer que você analise a sua rotina e verifique quais são os hábitos que você pode modificar. Sendo assim, realizar um planejamento de suas finanças pode ser primordial para que você alcance seus objetivos em curto, médio e longo prazo. 

Faça um controle de rotina 

 É muito importante que você tenha um controle de sua rotina. No entanto, para que você possa iniciar esse controle é fundamental que você faça um mapeamento de sua situação atual.

Sendo assim, separe os seus custos fixos de seus custos variáveis para que possa ter clareza sobre quais são seus ganhos, gastos e dívidas.

 Além disso, você pode categorizar os seus custos por ordem de importância. Pois assim fica mais fácil verificar quais hábitos você pode modificar na sua rotina.

Faça trocas inteligentes

 Você pode fazer algumas trocas na sua rotina que permitam um fluxo econômico positivo, ainda que a economia gerada por tais trocas sejam baixos valores.

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem produtos bancários com isenção total de tarifas.

Da mesma maneira, você pode realizar a troca no que diz respeito a sua conta-corrente. Sendo assim, você pode direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que você acredite que o valor é irrisório para ser guardado.

Reforce o hábito de poupar

 O planejamento financeiro pessoal com foco em seus hábitos diz respeito exatamente ao hábito de você poupar.

Por isso, ainda que você acredite que os valores são baixos, este não é o foco no momento. Pois, o seu foco é criar hábitos positivos e direcionar valores economizados para a poupança, ainda que sejam valores baixos.

Uma vez que ao criar este hábito de guardar dinheiro, você irá viabilizar uma poupança de forma orgânica. Assim sendo, passará a questionar o seu comportamento de compra dentro de um planejamento financeiro pessoal.

Poupança orgânica e relação com o dinheiro modificada 

Por isso, realizar um planejamento cujo foco está em seu hábito pode ser fundamental para que você modifique toda a sua relação com dinheiro e isso fará a diferença na sua vida em longo prazo.

Pois a sua relação com o dinheiro será um fator independentemente do valor que você receba mensalmente, já que você irá aprender a guardar uma porcentagem e irá questionar os seus impulsos de compra naturalmente.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.