Poupança e o planejamento de suas finanças pessoais

Um correto planejamento da poupança e de suas finanças pessoais requer uma análise sobre a sua situação financeira atual. Veja dicas!

Um correto planejamento da poupança e de suas finanças pessoais requer uma análise aprofundada sobre a sua situação financeira atual. Por isso, é importante que você faça um mapeamento de modo que conheça as suas dificuldades e defina suas metas, considerando um longo prazo.

Poupança e o planejamento de suas finanças pessoais

No entanto, esse tipo de análise é feita de maneira indireta e, muitas vezes, intangível. Sendo assim, pode ser difícil clarificar quais são as suas metas pessoais mediante a sua situação financeira atual. 

Ferramentas de gestão

Para isso, sugerimos que você faça uso de ferramentas importantes para essa gestão, como é o caso do Trello, já que são ferramentas que permitem um mapeamento, ao passo que também facilitam  o seu projeto.

Além disso, um planejamento financeiro assertivo requer que você modifique hábitos dentro da sua rotina, considerando trocas importantes, no entanto, não radicais.

Trocas viáveis para as suas finanças

Por exemplo, você pode trocar uma conta bancária tradicional por uma conta bancária digital, uma vez que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade com isenção total de tarifas.

Por isso, a mesma troca pode ser realizada no que diz respeito ao seu cartão de crédito, já que ao optar por um cartão de crédito sem anuidade, você poderá direcionar valores mensais para a poupança e centralizar os seus gastos.

Adaptabilidade e direcionamento

Por isso, o planejamento financeiro pessoal deve considerar as suas necessidades e deve ser adaptado à sua particularidade. Sendo assim, é muito importante que você tenha a poupança como um hábito e direcione todos os valores economizados, ainda que você os veja como valores irrisórios. 

Já que ao focar nos hábitos e não nos valores iniciais da poupança, você irá criar um modelo mental que pode ser bastante benéfico, considerando suas metas pessoais.

Modifique a sua relação com o dinheiro em longo prazo

Além disso, você irá modificar a sua relação com o dinheiro, o que tornará o seu planejamento financeiro pessoal sustentável e não um projeto pontual. Já que é muito importante que você tenha clareza sobre o que deseja para o seu futuro, modificando pequenas ações neste momento; de modo que você direcione o seu fluxo financeiro e não veja um planejamento financeiro pessoal como um sacrifício.

 Pois a ideia de sacrifício pode fazer com que você desista de evoluir em suas finanças; ainda que esse processo seja resolutivo apenas em longo prazo, é importante que você tenha clareza de que ele ocorre de forma não linear. Sendo assim, não desista de planejar suas metas particulares e viabilizar uma poupança.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.