Poupança: direcione suas metas por meio de um fluxo financeiro positivo

Direcione suas metas por meio de um fluxo financeiro positivo e viabilize uma poupança de forma orgânica. Veja dicas flexíveis e adaptáveis!

É possível que você direcione uma poupança, ainda que sua situação financeira atual esteja negativa. No entanto, você deve considerar o planejamento financeiro como uma necessidade dentro da sua rotina.

Poupança: direcione suas metas por meio de um fluxo financeiro positivo

É comum que pessoas que estão financeiramente negativadas abdiquem do controle de suas finanças. Entretanto, embora seja comum, esse fluxo não é saudável, já que, ao negligenciar o controle de suas atividades financeiras, você abdica de obter um conhecimento claro sobre quais são as possíveis mudanças que pode realizar para que torne o seu fluxo financeiro positivo, de modo que possa obter a poupança como um hábito.

Separe seus custos fixos de seus custos variáveis

Sendo assim, você deve separar os seus custos fixos de custos variáveis. Desse modo, você obterá um mapeamento da situação financeira atual. Para isso, você pode fazer uso de anotações, aplicativos ou ferramentas, como o Trello, por exemplo. Certamente ao direcionar a sua rotina, você entenderá o caminho de suas finanças e poderá direcionar suas próximas ações.

Faça trocas financeiramente viáveis e flexíveis

Você pode realizar trocas que sejam financeiramente viáveis e flexíveis. Por exemplo, você pode trocar uma conta bancária tradicional, bem como, o cartão de crédito fornecido por um banco tradicional, por produtos digitais. 

Sendo essa uma ação viável para que você obtenha os mesmos serviços, porém, oferecidos por uma fintech. Já que as fintechs oferecem a conta bancária digital e o cartão de crédito sem anuidade, dentre outros produtos econômicos. Dessa forma, você estará gerando economia na sua rotina.

Direcione os valores economizados para a poupança

Assim sendo, você deve considerar o seu fluxo financeiro pessoal para direcionar os valores economizados para a poupança organicamente, consolidando suas metas e considerando o seu estilo de vida e as possibilidades quanto às trocas financeiramente viáveis.

Adquira hábitos financeiramente saudáveis e sustentáveis 

No entanto, é importante que você direcione qualquer valor economizado para a sua poupança. Lembre-se de que você está criando hábitos financeiramente saudáveis através de um planejamento financeiro flexível.

 Simbologia para um novo caminho financeiro

Por isso, ainda que economize valores irrisórios, entenda tais valores como uma simbologia para um novo caminho para que você obtenha uma vida financeira positiva futuramente, através de novos hábitos econômicos. Dessa forma, você poderá direcionar metas e alcançá-las por meio de um fluxo positivo, ainda que seja algo resolutivo apenas em longo prazo. Portanto, faça adaptações viáveis de forma flexível. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.