Entrevista de emprego online: modalidade recorrente de processo seletivo na era digital 

A entrevista de emprego online é umamodalidade recorrente de processo seletivo na era digital. Confira dicas para o candidato!

A entrevista de emprego online é uma realidade do mercado que tem se popularizado de forma gradual. Entretanto, por conta da pandemia causada pelo novo coronavírus nos últimos dois anos, a entrevista de emprego online se tornou uma forma de continuidade para muitas empresas, no que diz respeito às suas atividades primordiais.

Entrevista de emprego online: modalidade recorrente de processo seletivo na era digital 

Não somente o processo seletivo ocorre de forma online, como muitas profissões se mostraram adaptáveis. Por isso, é comum que o candidato encontre no mercado de trabalho vagas de empregos híbridas, ou seja, para a atuação online e presencial. Sendo assim, é necessário que o candidato se prepare para essa modalidade, haja vista que a entrevista de emprego online é um fato recorrente na atualidade. Já que muitas empresas foram “obrigadas” a se adaptarem por conta de fatores externos não controláveis. 

O impacto de fatores tecnológicos no mercado de trabalho

Visto que  muitas organizações não possuíam uma estrutura para essa funcionalidade, e isso demonstra o impacto de fatores tecnológicos no mercado de trabalho. Enquanto candidato, é importante que você se prepare para que se direcione assertivamente durante uma entrevista de emprego online.

Teste a conexão com a internet

 Faça testes referentes à sua conexão e ao aplicativo que será utilizado durante o processo seletivo. Se for possível, busque por um ambiente iluminado na sua residência e faça o uso de fones de ouvido com microfone; visto que essa é uma maneira simples de você realizar um pequeno isolamento acústico, fundamental para o processo seletivo.

Faça anotações e utilize suporte para o smartphone

Faça anotações durante o processo para que você utilize de forma inteligente o espaço para perguntas. Caso você faça uso de um smartphone durante a entrevista de emprego, certifique-se de que você utilizará um suporte; já que ao segurar o aparelho você pode cansar o seu braço e acabar tornando o processo seletivo algo negativo quanto a sua postura profissional. Não menos importante, tal como ocorre em uma entrevista presencial, você deve conhecer a sua trajetória profissional de maneira aprofundada.

Cuidado com o delay!

Entretanto, há outra particularidade pertinente a uma entrevista de emprego online, visto que é necessário que o candidato tenha cuidado com o delay para que não interrompa o entrevistador.

O delay é um pequeno atraso que ocorre na comunicação do sistema VoIP, e pode fazer com que a mensagem chegue com alguns segundos de diferença entre o emissor e o receptor; o que pode ocasionar algum “corte” na fala de uma das partes, sendo esse um ponto relevante para que o candidato se direciona durante uma entrevista de emprego online.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.