Poupança: direcione o seu planejamento financeiro pessoal

Direcione o seu planejamento financeiro pessoal através de uma poupança flexível. Confira algumas dicas assertivas!

A poupança pode ser elaborada de forma positiva dentro de um planejamento financeiro pessoal. Para isso, você deve separar seus custos entre fixos e variáveis, de modo que obtenha uma espécie de mapeamento sobre a sua situação atual.

Poupança: direcione o seu planejamento financeiro pessoal

Trabalhar a poupança como um conceito pode ser muito resolutivo para o seu fluxo financeiro pessoal, já que é comum que muitas pessoas abdiquem da poupança quando não há possibilidade de adicionar um valor fixo mensal para essa finalidade.

Separe seus custos entre fixos e variáveis e defina metas adaptáveis

Uma ferramenta de gestão, como o Trello, pode te ajudar nesse processo. Para isso, é importante que faça o acompanhamento constante do seu planejamento e atualize suas metas e ações.

Analise na sua rotina o que pode ser modificado, realizando trocas simples e econômicas. Dessa forma, irá gerar economia de forma orgânica e  sem precisar abdicar de serviços ou produtos essenciais.

Faça trocas economicamente viáveis

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tradicional por um cartão isento de tarifas. Visto que as fintechs são fontes destacáveis de produtos bancários sem taxas, o que é primordial para o seu processo financeiro.

Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar de um serviço importante e poderá verificar a possibilidade de trocar a sua conta bancária atual por uma opção digital, optando pelo mesmo conceito.

Visualize o seu progresso de forma gradual

Dentro do conceito do planejamento flexível, é relevante direcionar os valores economizados para a sua poupança, ainda que sejam irrisórios. Provavelmente, obterá um processo tangível e fundamental para que continue com hábitos financeiros saudáveis em longo prazo. 

Refaça o seu planejamento periodicamente

Posteriormente, poderá modificar o seu planejamento, definindo valores fixos para a poupança. No entanto, é muito importante que entenda o conceito de pequenas ações na sua rotina para que a poupança se torne parte de um processo pessoal e não um sacrifício pontual.

Seja paciente com a sua mudança

Visto que o conceito errôneo sobre o planejamento pode fazer com que se cobre excessivamente e acabe abandonando todo o seu fluxo ao não atingir alguma meta. Por isso,  é viável que tenha paciência com o seu processo, visto que pode obter sucesso de forma não linear.

Entretanto, é necessário que não desista modificar processos prejudiciais no momento atual. Portanto, adapte os pontos citados e eleve suas chances de alcançar seus objetivos pessoais em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.