Poupança Direcionada no Planejamento Financeiro Pessoal

 Planejamento financeiro pessoal e a poupança viabilizada 

O planejamento financeiro pessoal é importante por diversas razões, sendo a viabilização da poupança uma delas.

Sendo assim, é importante que tenha o controle sobre seus gastos de rotina para que possa realizar planejamentos em longo prazo.

 Separar seus custos e gastos pessoais

Primeiramente, você deve ter clareza sobre a sua situação financeira atual. Por isso, é necessário separar seus custos e gastos pessoais.

Dessa forma, poderá avaliar a sua real situação,  verificar a possibilidade de viabilizar renegociações de dívidas e planejar futuras aquisições.

Planos pessoais em curto, médio e longo prazo

Além disso, esse mapeamento servirá de base para que você elabore planejamentos pessoais que permitam que alcance seus objetivos em curto, médio e longo prazo.

Sendo assim, separe seus custos fixos de seus custos variáveis para que possa verificar quais hábitos de rotina podem ser modificados de maneira que gerem economia, ainda que seja uma economia relativamente baixa.

Uma vez que em um primeiro momento você precisa focar em seus hábitos para que posteriormente possa alinhar valores.

Tenha a poupança como um hábito

Por isso, é importante que tenha a poupança como um hábito. Haja vista que ao criar o hábito da poupança, com o passar do tempo, você irá direcionar valores cada vez mais elevados para essa finalidade.

Dessa forma, procure economizar dentro da sua rotina por meio de algumas pequenas trocas e tente direcionar esses valores economizados para a poupança, por exemplo.

Hábitos econômicos e compras por impulso

 Além disso, ao criar hábitos mais econômicos, naturalmente irá questionar seus hábitos de consumo, evitando assim compras por impulso.

Decerto que verificar seus excessos pode ser uma boa maneira de iniciar um plano de ação voltado à economia doméstica. Por isso, verifique produtos que estejam em bom estado de conservação,  para que possa vendê-los pela internet.

Pequenas trocas que alteram seus hábitos 

 Além disso, você pode realizar pequenas trocas visando economizar, como trocar um cartão de créditos tarifado por um cartão de crédito sem anuidade.

 Dessa maneira, esses pequenos valores irão direcionar novos hábitos que serão importantes para a sua vida financeira futuramente.

Limite os valores para renegociações de dívidas 

No entanto, é importante que dentro do seu planejamento financeiro pessoal, você limite os valores para renegociações. Uma vez que é importante que não faça muitos acordos ao mesmo tempo para que não corra o risco de criar um “efeito bola de neve”, se endividando novamente, ao tentar pagar as suas dívidas. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.