Como melhorar o desempenho em matemática: 4 dicas

Como melhorar o desempenho em matemática: a lista

Questões de matemática estão presentes em parte significativa das provas nacionais. Podemos destacar, por exemplo, a prova do ENEM, que conta com 45 questões dessa matéria, e as provas dos vestibulares. 

Porém, muitos estudantes possuem dificuldades em resolver questões de matemática. E é justamente por isso que o artigo de hoje trouxe algumas dicas que podem te ajudar a melhorar o seu desempenho nessas perguntas. 

Vamos, a seguir, descobrir quais são elas.

Como melhorar o desempenho em matemática: Respostas erradas

É de extrema importância que você estude através dos seus erros. Isso porque, as questões erradas te mostram os assuntos que você não está dominando completamente ou que, até mesmo, não entendeu.

Assim, toda vez que você resolver uma lista de exercícios ou um simulado, lembre-se de corrigir com muita atenção as questões que você errou, principalmente aquelas de matemática.

Como melhorar o desempenho em matemática: Anote

As questões de matemática, principalmente no ENEM, são compostas por uma quantidade muito grande de dados e de informações. Por esse motivo, é muito comum que o aluno se confunda no meio de tantas informações ou que ele não consiga descobrir o que está sendo, de fato, solicitado. 

Dessa forma, uma excelente dica para evitar erros é anotar, conforme a leitura do enunciado, as informações mais importantes da questão. Separe as informações e dados que serão utilizados para a resolução do exercício. Assim, você conseguirá evitar confusões.

Como melhorar o desempenho em matemática: Não pule etapas

Normalmente, os estudantes querem resolver as questões de matemática do ENEM ou do vestibular de maneira rápida para economizar tempo. 

Porém, esse é um erro grave e que pode te custar diversos pontos na sua prova. Isso porque, é fundamental que você resolva cada questão de matemática com atenção e sem pular nenhuma etapa. Faça, antes de iniciar a resolução, um breve rascunho de quais são as etapas que devem ser percorridas e qual o caminho que você irá utilizar.

Como melhorar o desempenho em matemática: Exercícios

É fundamental que você coloque em prática a teoria da matemática. A estratégia de estudar essa matéria somente através de longas leituras teóricas se mostra insuficiente para a maioria dos alunos. 

Assim, depois do estudo da teoria, por meio da leitura ou por meio de uma aula, resolva sempre uma lista de exercícios. Dessa maneira, você poderá fixar o conteúdo de forma efetiva e descobrir se você realmente entendeu o tópico em questão.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.