A poupança pode ser oriunda de um processo pessoal estratégico planejado. Para isso, você deve ter clareza sobre qual é a sua situação financeira atual e direcioná-la de modo resolutivo.
Poupança: dicas para um planejamento focado e flexível
O planejamento financeiro deve fazer parte da sua rotina de compra e consumo. Entretanto, é comum que muitos abdiquem da poupança quando não podem direcionar valores fixos para essa finalidade.
Contudo, é possível que você adquira o hábito da poupança de modo resolutivo e gradual, através de um planejamento que tenha foco na sua mudança de hábitos de compra e consumo.
Separe seus custos e defina metas
É importante que você separe seus custos entre fixos e variáveis para que tenha clareza sobre quais são as possíveis mudanças que podem ser feitas na sua rotina. Uma ferramenta de gestão ou um aplicativo de finanças são opções viáveis para que realize essa separação.
Faça trocas econômicas
Posteriormente, é viável que você analise na sua rotina o que pode ser modificado. Trocar um cartão de crédito tradicional por uma opção sem tarifas é uma opção para muitas pessoas; já que o cartão de crédito sem anuidade é oferecido pelas fintechs de maneira abrangente no mercado financeiro atual.
Dentro do conceito habitual de poupança, você deve direcionar os valores economizados para essa finalidade, ainda que sejam valores baixos. Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de um produto bancário relevante. Da mesma forma, você pode avaliar dentro da sua rotina o que pode ser modificado para gerar economia, sem que você faça trocas radicais.
Visualize o seu processo
Ao direcionar os valores economizados para a sua poupança, você irá criar uma visualização tangível muito importante para o seu processo. Por isso, o seu foco inicial deve ser na frequência de depósitos, e não nos valores monetários poupados. Com o passar do tempo é viável que você modifique o seu planejamento para que possa obter outros parâmetros relevantes e definir metas mais agressivas.
Analise outras possibilidades
Além disso, você pode estudar o mercado de investimentos e conhecer outras opções de renda fixa que podem ser mais rentáveis do que a poupança. É necessário avaliar os riscos de perdas e ganhos de cada uma dessas opções.
Certamente, esse processo pode ocorrer de maneira lenta. Entretanto, é muito importante que você não abdique de controlar suas finanças; já que ao abdicar de controlar o seu fluxo financeiro pessoal, você deixa de controlar algo que já está acontecendo.