Poupança: dicas para realizar um planejamento pessoal personalizado

Confira algumas dicas para realizar um planejamento pessoal personalizado e viabilizar uma poupança. Veja mais detalhes!

É possível que você direcione uma poupança considerando os diversos fatores inerentes à sua rotina e sua demanda atual. Para isso você deve fazer uma separação de seus gastos fixos e variáveis e projetar suas metas.

Poupança: dicas para realizar um planejamento pessoal personalizado

Dessa forma, é relevante que consiga separar os custos por meio de ferramentas de gestão; o Trello é uma excelente opção, visto que permite que você separe suas atividades por dia, por semana, por mês etc. Dessa forma, é possível considerar um período mais longo.

Além disso, é possível que você crie layouts personalizados; o que facilita bastante a sua gestão pessoal. Posteriormente a esse mapeamento, você deve verificar quais são as possíveis ações. No entanto, é importante ressaltar que as ações de dentro do planejamento financeiro para a viabilização de uma poupança precisam ser flexíveis.

Faça um planejamento adaptado

Visto que, se você estiver em uma situação orçamentária negativa, é relevante que você direcione valores para a poupança, sem que fixe metas referentes à quantia. Pois esse fato pode gerar uma autocobrança excessiva, o que pode fazer com que você abandone todo o seu processo.

Sugerimos que você coloque o seu foco em possíveis mudanças atuais, desta forma, conforme suas finanças se tornarem positivas, você poderá verificar valores fixos para a sua poupança.

Foque em seus hábitos

No entanto, ao focar em seus hábitos, você tende a criar hábitos sustentáveis, o que melhora a sua relação com o seu dinheiro em longo prazo. Por exemplo, você pode gerar economia doméstica por meio de alguns novos hábitos na sua própria rotina; ao passo que também é possível que você faça trocas relevantes referentes a alguns serviços utilizados .

Por exemplo, você pode cancelar um canal de TV a cabo e assinar um canal de streaming, ou ainda, você pode cancelar um cartão de crédito comum e optar por um cartão de crédito sem anuidade. Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade, com isenção total de tarifas. São muitas as opções disponíveis no mercado.

Dessa forma, você estará gerando economia sem abdicar de serviço. No entanto, dentro do seu planejamento com foco em seus novos hábitos, você deve direcionar os valores para a sua poupança; provavelmente os valores serão irrisórios.

Comemore pequenos resultados

No entanto, quando você coloca o seu foco em hábitos, você deve esquecer que os valores são baixos, já que você deve comemorar cada pequena mudança. Dessa forma, você ainda poderá obter uma agradável surpresa, já que você estará economizando valores baixos, porém, considerando um período maior de tempo, você pode economizar um valor relevante. Além disso, você pode refazer o seu planejamento periodicamente, estabelecendo novas metas para a sua poupança, indo além da reserva de emergência. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.