Poupança: dicas para o seu planejamento financeiro

O direcionamento da poupança é fundamental dentro de um planejamento financeiro. Confira algumas dicas relevantes!

O direcionamento da poupança é fundamental dentro de um planejamento financeiro. Porém, viabilizar uma poupança pode ser um desafio pessoal, principalmente se você nunca realizou nenhum tipo de planejamento. 

Planejamento financeiro e a poupança 

Entretanto, é possível para qualquer pessoa iniciar um planejamento financeiro pessoal, bem como, realizar o correto direcionamento de uma poupança de forma objetiva.

Separe e categorize seus gastos 

Primeiramente, você deve separar seus gastos e categorizá-los por ordem de relevância. Essa categorização é importante, pois, dessa forma, você saberá quais são seus reais custos fixos e variáveis. 

Sendo assim, esse mapeamento é um ponto de partida para que você verifique possíveis ações em sua rotina e comece a direcionar as suas finanças pessoais. 

Analise os seus hábitos de consumo

Para viabilizar um planejamento financeiro e alimentar uma poupança, é fundamental que verifique seus hábitos de consumo dentro da sua rotina.

Sendo assim, analise quais são os pontos que podem ser melhorados através de pequenas economias domésticas. Assim sendo, poderá economizar e direcionar valores para uma poupança.

E se eu estiver endividado?

Sabemos que para uma pessoa endividada a realização de um planejamento financeiro pode ser mais desafiadora. Entretanto, é relevante que faça esse planejamento, ainda que esse seja o seu caso. Para isso, insira as negociações financeiras em seu plano, sempre  focando em suas metas, ainda que a sua primeira meta seja viabilizar acordos financeiros.

O Feirão Serasa Limpa Nome oferece descontos de 90%, pode ser importante analisar as ofertas para o seu caso. Já que as dívidas requerem um planejamento específico, bem como, pode ser necessário adaptar algumas metas. 

Alimente o hábito da poupança 

Ao enxergar a poupança como um hábito, fica muito mais fácil para você entender a sua real necessidade. Por isso, é fundamental que mantenha o foco no hábito para que, posteriormente, você possa ajustar os valores.

Além disso, ao direcionar valores, ainda que os tenha como irrisórios, você modifica a sua relação com o dinheiro, o que pode ser de grande valia para o seu futuro. Portanto, é muito importante que você tenha hábitos financeiramente saudáveis para que você possa guardar dinheiro de forma orgânica.

Trocas viáveis financeiramente 

Faça trocas econômicas, porém, você não precisa fazer trocas radicais, basta analisar a sua rotina e viabilizar valores para uma poupança. 

Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade, bem como, pode realizar a mesma troca no que diz respeito a sua conta bancária, visto que as fintechs oferecem produtos financeiros de forma rápida e desburocratizada. 

Assim sendo, ao direcionar valores para uma poupança, você cria um fluxo positivo e isso fará muita diferença para que possa alcançar as suas metas em longo prazo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.