Poupança: dicas para analisar seus hábitos de consumo 

Considere a poupança como parte de um processo planejado na sua rotina de modo evolutivo e gradativo. Veja dicas!

Considere a poupança como parte de um processo planejado na sua rotina de modo evolutivo e gradativo.

Poupança: dicas para analisar seus hábitos de consumo 

A poupança pode ser o resultado de um planejamento financeiro e não o seu único objetivo. Visto que dessa forma poderá analisar melhor seus hábitos de consumo e mudar o que for conveniente dentro da dinâmica de sua rotina.

Para que a poupança se torne resolutiva, ela deve ser objetiva dentro do seu processo. Por isso, é viável que separe suas metas em curto, médio e longo prazo e verifique quais mudanças são efetivas dentro da sua rotina.

Faça trocas econômicas na sua rotina

Por exemplo, troque o seu cartão de crédito atual por uma opção de cartão de crédito sem anuidade, ou ainda, troque uma assinatura de TV a cabo por um serviço de streaming. Dessa forma, estará gerando economia sem abdicar de serviços importantes na sua rotina. Sendo assim, considere a poupança como parte resolutiva do seu processo e modifique a sua dinâmica de consumo de forma faseada.

Visualize o seu processo e reforce novos hábitos 

É necessário poupar todos os valores economizados, ainda que sejam valores baixos. Visto que dessa forma poderá elevar a sua chance de sucesso ao visualizar de forma tangível a sua mudança comportamental.

Posteriormente, é possível que modifique o seu processo de forma objetiva, considerando metas maiores e valores fixos para a finalidade da poupança. Além disso, a poupança pode ser uma opção de carteira, mas também apenas um conceito de consumo na sua rotina. Já que o mercado de investimentos oferece muitas possibilidades de renda fixa para quem objetiva investir.

Analise outras opções de renda fixa

Sendo assim, pode ser viável conhecer outras possibilidades, como o tesouro direto, por exemplo, e direcionar valores para a poupança, considerando o questionamento orgânico dos seus impulsos de compra. 

Portanto, não deixe de planejar seu processo, ainda que ele ocorra de maneira não linear. Lembre-se que é possível obter sucesso, ainda que o seu fluxo precise de ajustes periódicos.

Faça um planejamento financeiro flexível

Ao deixar de realizar um planejamento financeiro dentro da sua situação atual, está apenas deixando de controlar fatos que já estão acontecendo. Por isso, para se apropriar desse controle é necessário que ele seja iniciado de forma flexível, de acordo com sua rotina atual. Assim, poderá criar um caminho saudável e sustentável para o seu objetivo futuro de forma planejada.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.