Poupança: Como Funciona, Como Abrir e Rentabilidade

O que é e como funciona a poupança? 

Muitos sabem o que é, mas nem todos entendem como funciona a poupança. No entanto, a poupança é uma modalidade de investimentos muito popular no Brasil. Uma vez que a poupança é conhecida por ser isenta de taxas, Imposto de Renda, e, por conseguinte, segura para uma reserva de emergência.

Alguns bancos disponibilizam a função de conta poupança para seus correntistas, sendo assim, basta que seja feito o primeiro depósito.

Poupança programada

É possível programar depósitos na poupança. Ou seja, você pode investir um determinado valor na poupança mensalmente, assim, essa transferência entre as suas contas (corrente e poupança) ocorre de forma automática.

Aniversário da poupança

O rendimento mensal da poupança ocorre sempre no mesmo dia do mês, também conhecido como aniversário de poupança. Essa data é considerada para a rentabilidade total. Já que o depósito precisa permanecer na conta por 30 dias.

Vantagens da poupança para o investidor 

  • A remuneração é definida pelo Banco Central;
  • A liquidez da poupança é diária;
  • Investimento isento de Imposto de Renda para Pessoa Física;
  • Bem como, é um investimento coberto pela Garantia do Fundo Garantidor de Crédito – FGC;
  • Aceita débito automático de contas e disponibiliza cartão físico para opção débito. 

Como funciona a abertura de uma poupança?

Conforme informações da Caixa Econômica Federal,  abrir uma poupança é muito simples. Basta seguir o passo a passo abaixo.

Documentos

É necessário original dos seguintes documentos:

  • Identidade com foto;
  •  número de inscrição do CPF em situação regular junto à Receita Federal;
  • Comprovante de residência atualizado (até 60 dias). 

Poupança Caixa Fácil

Além disso, a Caixa possui a opção da poupança Caixa Fácil. Sendo assim, para essa modalidade, basta apresentar original do documento de identidade com foto e número de inscrição do CPF regular.

Onde abrir sua conta?

A Caixa permite que o cliente abra uma conta poupança em uma unidade Lotérica ou em um Correspondente Caixa Aqui. Já os demais bancos, necessitam que abra a conta presencialmente (bancos tradicionais), ou de forma online (fintechs). Agora que você já sabe como funciona a poupança, pode verificar qual instituição bancária melhor lhe atende.

Limites para a poupança Caixa Fácil

A poupança Caixa Fácil aberta em Correspondentes Caixa Aqui ou lotéricas possui limite de movimentação de até R$ 3.000,00.

Sendo assim, para movimentar acima deste limite, basta ir à agência da sua conta, com seus documentos pessoais e um comprovante de residência atualizado (até 60 dias) e solicitar a alteração. No entanto, não há limite para a conta poupança dos demais bancos. 

Rentabilidade da poupança 

Conforme informações da Anefac (Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade), com a Selic em 3,50% ao ano, a poupança passa a ter um rendimento anual de 2,45%. Sendo assim, esse percentual equivale a 0,20% ao mês.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.