Poupança: a necessidade de flexibilizar sua gestão financeira pessoal

Poupança: a necessidade de flexibilizar sua gestão financeira pessoal

Viabilize uma poupança ao flexibilizar sua gestão financeira pessoal. Confira dicas adaptáveis para o seu planejamento!

A poupança pode ser habitual na sua rotina, desde que você faça um planejamento estratégico que considere a sua necessidade de flexibilizar sua gestão financeira pessoal.

Poupança: a necessidade de flexibilizar sua gestão financeira pessoal

Muitas pessoas abdicam da poupança, pois não podem direcionar um valor fixo para essa finalidade todos os meses. Entretanto, em uma situação financeiramente negativa, é necessário que você tenha clareza sobre a necessidade de direcionar valores para a sua poupança, ainda que seja dentro de um processo flexível e faseado.

Elabore um planejamento por meio de um processo flexível e faseado

É importante que você obtenha um mapeamento sobre a sua situação financeira atual. No entanto, você pode realizar essa separação de forma simples através de ferramentas como o Trello ou aplicativos próprios para finanças. É possível realizar a separação dos custos fixos e variáveis, de modo que você possa verificar quais são suas possíveis mudanças habituais.

Coloque o foco na sua rotina e nos seus hábitos de consumo

A poupança pode ser o resultado de uma mudança de pequenos processos de rotina. Sendo assim, você deve colocar foco nos seus hábitos atuais e não exatamente nos valores poupados. Por exemplo, é possível que você abdique de um cartão de crédito tradicional, ao escolher uma opção oferecida por uma fintech, considerando que as fintechs isentam os clientes de diversas tarifas.

Faça trocas pertinentes 

Da mesma maneira, você pode fazer essa troca no que diz respeito a sua conta corrente. Dessa forma, dentro do conceito de flexibilidade resolutiva para que você tenha a poupança como um hábito saudável e sustentável, você deve direcionar os valores economizados para a sua poupança.

Obtenha um fluxo financeiro pessoal positivo

Certamente, os valores economizados serão baixos e você pode questionar a viabilidade de guardá-los. Entretanto, é importante que você entenda que está adquirindo hábitos financeiramente sustentáveis a longo prazo; o que será de grande valia para que você obtenha um fluxo financeiro pessoal positivo futuramente.

Não abdique de controlar a sua rotina

Posteriormente, você poderá modificar suas metas e amparar melhor o valor destinado à poupança. Entretanto, é muito importante que você obtenha o conceito da poupança como algo que pode ser feito na sua rotina; já que muitas pessoas entendem a poupança como um sacrifício pontual e acabam abandonando todo o processo.

Por isso, não abdique de controlar a sua rotina. Visto que apenas através de um controle assertivo você poderá realizar mudanças que podem ser significativas para o seu futuro.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.