Por que você trabalha? Qual o seu propósito?

Por que você trabalha? Qual a primeira resposta que vem à sua mente, quando você pensa nessa pergunta?

Pode ser que você automaticamente responda que trabalha para “pagar contas”, “comprar um imóvel”, “sustentar a família”. E, claro, muitas pessoas trabalham com isso em mente – o que é totalmente aceitável e respeitável.

Só que hoje nós queremos ir um pouco além. Isto é, além de pensarmos nas questões materiais que o trabalho gera, que tal refletirmos sobre as questões simbólicas que ele pode representar em nossas vidas?

Por exemplo, será que o seu trabalho lhe ajuda a cuidar de outras pessoas? Será que o seu trabalho impulsiona a carreira de outros indivíduos?

Quando pensamos sobre esses significados por trás do nosso trabalho, podemos nos sentir ainda mais motivados. E é isso que discutimos no conteúdo de hoje!

Por que você trabalha? Existe um propósito a mais?

Será que existe algum propósito por trás do seu trabalho? Você já parou para pensar nisso?

Antes de qualquer coisa, não estamos aqui para romantizar trabalhos precários e indignos. Pelo contrário. Estamos aqui para que possamos refletir sobre o papel do nosso trabalho digno na sociedade.

Porém, o que seria um trabalho digno? Aquele que lhe respeita, oferece benefícios e garante uma estrutura saudável para você. Se esses e outros atributos fazem parte da sua rotina de trabalho, e você se sente recompensado por ele, podemos dizer que ele é digno.

Então, partindo do pressuposto de que o trabalho é digno, vamos pensar em quais são os propósitos dele?

Às vezes o propósito pode estar associado à vida pessoal e/ou profissional. Por exemplo, um profissional da saúde pode ter o propósito de auxiliar pessoas, trazendo mais bem-estar para elas. Esse propósito é profissional, mas também é pessoal, concorda?

Outro profissional pode estar trabalhando em um emprego que não gosta muito, mas se dedica porque tem o objetivo de comprar uma casa para a família. Aqui, o propósito tende a ser apenas pessoal, certo?

Pense um pouquinho sobre por que você trabalha. Qual o seu real propósito? Quais seus objetivos para além do salário do mês? Você já pensou em um plano para o futuro?

Por que o propósito é importante?

O propósito dá um “gás a mais” em nossas vidas. Enxergar propósito naquilo que fazemos é tirar o pensamento da repetição de que o dia a dia é monótono e desgastante.

Esse propósito nos ajuda a enxergar o futuro, e nos ajuda a atribuir significados para aquilo que executamos todos os dias. Assim, até mesmo os dias mais difíceis tendem a ser mais facilmente ultrapassados – pois sabemos que os “pequenos sacrifícios” relacionam-se com algo muito maior.

Encontrar novas fontes de motivação é saudável

As novas fontes de motivação (que um propósito é capaz de criar) pode fazer com que a rotina de trabalho fique mais leve e saudável.

Afinal, se sabemos que estamos batalhando por algo que queremos muito, nossa energia poderá ser mais bem explorada.

Por isso, com base em tudo o que foi dito até aqui, questionamos você: por que você trabalha? 🙂

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.