Autoconceito: O que é? Qual a importância?

autoconceito está associado com a forma que nos enxergamos nas mais diversas áreas de nossas vidas.

Ele aparece a todo momento: nos relacionamentos amorosos, na relação com a família, na forma como nos vemos no trabalho, e assim por diante.

Compreender este termo pode ser um bom caminho para aprender a se autoconhecer ainda mais.

Quer saber mais sobre o assunto? Então acompanhe este texto até o fim.

O que é autoconceito?

O autoconceito, como o próprio nome nos dá a entender, é o conceito que criamos e temos sobre nós mesmos. É a forma como nos descrevemos e nos vemos “diante do espelho” (não literalmente).

Por exemplo, se você se vê como um bom profissional, isso pode significar que você possui um autoconceito de que atua de forma adequada e positiva. Em contrapartida, se você se enxerga como um profissional ruim, pode ser que esteja com um autoconceito muito negativo sobre a sua pessoa.

Esse conceito que fazemos de nós mesmos pode ser mudado a cada dia – mesmo que minimamente. Ele também se relaciona com as nossas emoções. Afinal, em dias que estamos mais felizes tendemos a nos enxergar mais positivamente – e o inverso também acontece.

Como o autoconceito impacta a nossa vida?

Compreendido este termo importante, vamos ver quais são as possibilidades de impactos do autoconceito em nossas vidas? Continue lendo.

1. Posicionamento versus silenciamento

Uma pessoa que possui uma autoestima saudável e um autoconceito mais positivo sobre si, pode ter uma capacidade de posicionamento um pouco maior. Isto é, essa pessoa expressa a sua opinião e sabe impor limites com relação aos outros.

Em contrapartida, uma pessoa que se vê como inferior e possui um conceito deturpado de si, pode cair no silenciamento, aceitando tudo dos outros e tendo dificuldade para impor limites.

2. Dificuldade para se expressar versus diálogos

Quem se enxerga muito negativamente também pode ter dificuldade para expressar o que pensa. O inverso também acontece: quem é mais seguro de si tende a ser mais aberto aos bons diálogos.

3. Capacidade de assumir responsabilidades versus fuga

Uma pessoa confiante pode assumir as suas responsabilidades com mais convicção. É o caso do colaborador que aceita novos desafios e responsabilidades por ter um autoconceito positivo e, assim acreditar que é capaz.

No caminho contrário, a pessoa que tem uma baixa autoestima e um conceito muito negativo de si tende a fugir de novos desafios, por se sentir incapaz.

4. Capacidade de negar algo versus se sobrecarregar

Quando o indivíduo reconhece a sua posição e tem um olhar mais claro sobre quem é, tem maiores chances de conseguir dizer “não” quando necessário.

Porém, uma pessoa que não compreende os próprios limites e se enxerga como alguém totalmente ruim, pode aceitar tudo dos outros para tentar agradar, sobrecarregando-se.

5. Autoestima positiva versus negativa

O autoconceito está associado à nossa autoestima. Se temos um conceito claro, que se baseia em nossos atributos e limites, a tendência é que a autoestima seja mais saudável.

Em contrapartida, se não conhecemos nossas qualidades e não sabemos apontar nossos atributos, podemos ter uma autoestima mais baixa.

Por isso, praticar o autoconceito é muito importante! E lembre-se: a psicoterapia pode ajudar nesse sentido.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.