Como montar um plano de negócios eficiente para a franquia

Aprenda como montar seu planejamento para abrir o próprio negócio

Agora que você decidiu investir em uma franquia, chegou a hora de montar um plano de negócios para garantir a sua segurança e o sucesso de seu empreendimento!

Sendo assim, hoje vamos te ensinar como montar um plano de negócio eficiente, então fique conosco e anote tudo!

Plano de negócios eficiente para a franquia -- Reprodução Canva
Plano de negócios eficiente para a franquia — Reprodução Canva

 

O que é um plano de negócios? 

O plano de negócios nada mais é do que um documento detalhado, no qual você define os objetivos de atuação já sua empresa e os passos para que eles sejam alcançados. Você pode considerar o seu “plano de voo”, no qual vai descrever a sua trajetória inicial e que irá te ajudar a manter o foco em sua trajetória! 

Um plano de negócios para a sua franquia tem uma especificidade que precisa ser considerada: estar completamente alinhada e de acordo com o modelo de negócio do franqueador! 

Mantenha essa questão em mente ao longo de todo o processo de elaboração do seu plano de negócios e de todo o seu empreendimento.  

Mesmo sendo uma franquia, é preciso ter um plano de negócios antes? 

A resposta é: sim! Muitas pessoas pulam esta etapa inicial para colocar logo a franquia para funcionar, mas, sem esse planejamento, começam a ter problemas no caminho, pois não conseguiram prever problemas simples. Dessa forma, o plano é a chance de ter um guia de longo prazo! 

Assim, como fazer um plano de negócio de uma franquia? Siga os tópicos deste artigo e anote tudo! Escreva e reescreva quantas vezes forem necessárias, até que fique tudo muito claro para você! 

Inicie descrevendo seus objetivos e metas de forma muito clara 

A pergunta aqui é: o que você quer alcançar com seu negócio? Ter objetivos e metas claras te dará um senso de direção, então escreva tudo isso sempre pensando a curto, médio e longo prazo. 

Defina claramente o seu público-alvo

Descreva minuciosamente as características dele! Isso vai ajudar a definir, até mesmo, o seu plano de marketing e o local de funcionamento de sua franquia! Conhecer bastante o seu público-alvo vai fazer toda diferença na hora de montar as estratégias para busca de clientes.

Conheça profundamente o plano de negócio da sua franqueadora

Este conhecimento é muito importante, pois vai sinalizar, inclusive, se você terá ou não permissão para fazer alguma inovação no seu negócio e qual o suporte você vai ter na sua filial.

Conheça o mercado

Pesquisar sobre o mercado e a realidade dele na cidade onde vai abrir sua franquia é imprescindível. Assim, essa parte é que a chamamos de estudo de viabilidade do seu plano. Isso porque, uma franquia já traz a vantagem de começar um negócio com um nome e uma marca consolidados, mas pode não funcionar em alguns locais por falta de planejamento ou, até mesmo, por questões culturais das localidades. Sendo assim, mergulhe nesse estudo de forma detalhada! 

Faça um plano financeiro muito detalhado

O planejamento financeiro é a cereja do bolo dos planos de negócio, por isso, nele você deve ser muito cuidadoso. Uma franquia prevê investimentos iniciais, mas, também, taxas a serem pagas, saber o quanto vai custar da assinatura do contrato às despesas com funcionários e insumos é fundamental! Não cabe aqui rapidez e nem negligenciar nenhum aspecto! Anote tudo! 

Estabeleça e conheça o perfil de seus colaboradores 

Você não vai trabalhar sozinho, então estabeleça o perfil de seus colaboradores, pesquise e conheça seus funcionários e fornecedores e mantenha isso em mente ao longo de todo o seu negócio! Afinal, você não quer um atendente de cara fechada afugentando seus clientes, não é mesmo?

Programe seu trabalho 

Em outras palavras, monte um cronograma e siga! Um plano de negócios precisa ter um cronograma para que seja realmente eficiente, pois vai te conduzir por todas as suas atividades, até que você consolide o seu negócio! É o cronograma que também vai te lembrar de contatos a serem feitos, pagamentos a realizar, compras de insumos, pesquisas periódicas e avaliações do monitoramento de seu empreendimento! 

Retomando 

Por fim, lembre que o plano de negócios de sua franquia é um documento! Uma coisa são as políticas dos franqueadores, a outra é como essas vão acontecer no cotidiano de seu trabalho. Sendo assim, escreva, reescreva, tenha tudo em mãos, cumpra os prazos que estabeleceu para si mesmo e para seu investimento. Boa sorte e muito sucesso!

Viu como pode ser simples criar seu planejamento e estruturar seu plano de negócios? Essa é uma maneira muito eficiente de saber de forma clara como a sua empresa vai se desenvolver!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.