Por Estado: AC | AL | AM | AP | BA | CE | DF | ES | GO | MA | MG | MS | MT | PA | PB | PE | PI | PR | RJ | RN | RO | RR | RS | SC | SE | SP | TO | NACIONAL

5/5 - (1 vote)

Fluxo de caixa: uma ferramenta de gestão na rotina do negócio

O fluxo de caixa é uma das ferramentas mais importantes do seu negócio. Confira apontamentos relevantes para a gestão da sua empresa!

O fluxo de caixa é uma das demonstrações financeiras mais importantes para qualquer negócio, seja de grande ou pequeno porte. Além de seu caráter administrativo, permite a projeção do caixa da empresa.

O que é fluxo de caixa?

O fluxo de caixa é uma ferramenta de gestão que permite acompanhar todas as entradas e saídas do caixa da empresa. Seu controle é bem simples, porém, precisa ser diário, já que, caso não seja alimentado com frequência, não apresentará ao gestor todas as informações possíveis. A partir do uso constante dessa ferramenta é possível obter várias informações valiosas para a boa administração do seu negócio.

Quais informações poderão ser obtidas com essa ferramenta?

Com o uso correto do fluxo de caixa é possível obter inúmeras informações, de forma direta e indireta. Por exemplo, principais datas de pagamento e recebimento, principais produtos e/ou serviços vendidos, data de pagamento dos impostos, obter informações para negociar com os fornecedores e promover estratégias de vendas, entre outras. 

Além de trazer informações atuais também permite projetar o caixa a curto prazo, ou seja, é possível projetar volume de vendas, impostos incidentes sobre essas vendas, despesas e custos. Por exemplo, em uma loja de roupas o fluxo de caixa poderá apresentar qual período do mês ocorrem mais vendas, qual o período ideal para a compra das peças, bem como, quais peças vendem mais ou menos e, a partir desses dados elaborar um fluxo de compra e venda. 

Negociação com fornecedores

Para negociação com fornecedores, o fluxo de caixa poderá informar qual o período de recebimento das vendas realizadas e qual o período de pagamento aos fornecedores, negociando, assim, para que as datas sejam as mais harmônicas possíveis para ambos os lados.

Assim sendo, para as estratégias de vendas e relacionamento com os clientes, é possível implantar um plano de fidelidade baseado na frequência das mesmas, projetar as vendas em datas comemorativas, oferecer descontos etc. 

Como atualizar o fluxo de caixa?

Manter o fluxo de caixa é uma tarefa simples, porém exige assiduidade, ou seja, é uma atividade diária. Caso o fluxo de caixa não esteja atualizado, todas as possibilidades de análise e projeção não poderão ser realizadas. 

A atualização do fluxo de caixa consiste somente no registro de todas as entradas e saídas no caixa da empresa, independentemente de sua natureza. Por exemplo, uma loja de roupas que vendeu um acessório deve realizar o registro dessa venda, mesmo que o valor seja pequeno, bem como, quaisquer gastos que tenham sido pagos com os recursos da empresa.

5/5 - (1 vote)

Veja o que é sucesso na Internet:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.