Planejamento financeiro: a poupança requer mudanças e controles de rotina 

O planejamento financeiro requer acompanhamentos constantes para que você possa viabilizar uma poupança de forma orgânica.

O planejamento financeiro pessoal requer acompanhamentos constantes para que você possa amparar as suas metas e viabilizar uma poupança de forma orgânica. Sendo assim, é importante que se atente a diversos fatores inerentes à sua situação financeira, ainda que você esteja em uma situação orçamentária negativa.

Planejamento financeiro: a poupança requer mudanças e controles de rotina 

Por isso, veja nossas dicas para que você realize o seu planejamento financeiro de um modo faseado através de dicas adaptáveis. Primeiramente, é muito importante que você faça um mapeamento sobre a sua situação financeira atual. Sendo assim, separe os seus gastos fixos de gastos variáveis.

Dicas adaptáveis para que analise seus gastos pessoais 

De forma sucinta, são seus gastos fixos os valores referentes ao seu consumo de rotina. Por exemplo, compras de supermercado, aluguel, plano de saúde, contas de consumo referentes ao fornecimento de energia elétrica, água, telefone, internet etc. Por conseguinte, todos os demais custos são variáveis. 

Faça trocas econômicas 

Posteriormente é necessário que você verifique quais são as possíveis mudanças dentro da sua rotina. No entanto, não precisa realizar mudanças radicais, pois é necessário que você faça alterações de modo sustentável. Sendo assim, você pode realizar trocas financeiramente viáveis.

Por exemplo, é possível que você troque uma conta bancária tradicional por uma conta digital. Visto que as fintechs oferecem excelentes serviços bancários com isenção total de tarifas. Seguindo essa mesma lógica, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por uma opção de cartão de crédito sem anuidade.

Além de realizar pequenas trocas dentro da sua rotina, é primordial que você tenha clareza sobre seus objetivos e faça algum tipo de controle de rotina.

Faça uso de ferramentas de gestão

Para isso, você pode fazer uso de ferramentas de gestão, como o Trello. Visto que é uma maneira facilitada de analisar os seus gastos e verificar quais são as alterações viáveis no momento.

 Veja a poupança como um hábito

Por fim, é fundamental que você veja a poupança como um hábito. Pois, quando você enxerga a poupança como hábito, você põe o foco no seu modo de consumir, o que diminui consideravelmente os impulsos de compra.

Além disso, ao focar nos seus hábitos, você poderá modificá-los de maneira que obterá resultados assertivos, considerando um longo prazo. Por isso, direcione os valores economizados para a sua poupança, ainda que você os tenha como valores irrisórios. Dessa forma, você irá criar um novo modelo mental que modificará a maneira como você lida com as suas finanças.

No entanto, é importante que você tenha paciência com o seu processo, pois você pode obter sucesso, ainda que o seu processo não ocorra de forma linear. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.