Planejamento financeiro: a orientação para os seus objetivos pessoais

O planejamento financeiro é importante para orientar a sua vida em diversos setores. Confira algumas dicas relevantes!

O planejamento financeiro é importante para orientar a sua vida em diversos setores. No entanto, pode ser difícil organizar as suas finanças pessoais quando a sua situação financeira não está positiva.

Planejamento financeiro: a orientação para os seus objetivos pessoais

Entretanto, é possível que você busque se orientar através de um planejamento financeiro, considerando o seu momento atual e criando novos caminhos para que você consiga alcançar suas metas, ainda que seja algo resolutivo considerando apenas um longo prazo.

O registro de algo que já está acontecendo 

Conceitue o planejamento financeiro pessoal como uma maneira de registrar a sua vida financeira. Sendo assim, você estará apenas controlando algo que já está sendo feito.

Considere fatores pessoais e fatores externos 

Por isso, é importante não negligenciar fatores internos no que diz respeito ao seu ambiente pessoal e familiar; e fatores externos, como crises financeiras que impactam diretamente na renda do cidadão.

Se prepare melhor para lidar com fatores externos

Ao realizar o controle de um através de um planejamento, você se prepara melhor para lidar com fatores externos; já que um dos objetivos de de plano de finanças deve ser direcionar uma reserva de emergência. Além disso, pode ser relevante que você analise exatamente a sua situação atual e o que pode ser melhorado. 

Custos fixos e variáveis

Anote todos os seus custos fixos, bem como os custos variáveis. Esse registro será de extrema importância para que você possa controlar a sua rotina.

Além disso, é importante também que você faça algum tipo de controle e anotações por meio de ferramentas próprias para a gestão, como o Trello, visto que essas ferramentas podem ser de grande valia para essa finalidade.

Foque em seus hábitos 

 Caso você não consiga – no início do seu planejamento – direcionar valores fixos para a sua poupança, pode ser importante que você direcione valores baixos, porém de forma recorrente. Sendo assim, todas as economias geradas dentro da sua rotina devem ser direcionadas para a poupança, ainda que você acredite que os valores são muito irrisórios.

O foco no início de um planejamento financeiro para uma pessoa que está em uma situação financeira negativa é modificar seus hábitos para que consiga modificar a sua relação com o seu dinheiro.

Trocas relevantes 

Sugerimos que você troque produtos bancários tarifados por produtos sem anuidade; já que a concorrência dentro do mercado financeiro trouxe inúmeras opções de contas digitais e cartões de crédito sem anuidade.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.