Planejamento de finanças pessoais e a poupança direcionada
É muito importante que você faça um planejamento de suas finanças para que alcance seus objetivos, direcionando uma poupança. Veja dicas!
Planejamento financeiro e seus objetivos em curto, médio e longo prazo
É muito importante que você faça um planejamento de suas finanças para que alcance seus objetivos pessoais em curto, médio e longo prazo, viabilizando uma poupança de forma orgânica.
Faça um mapeamento de sua situação financeira atual
Sendo assim, faça um mapeamento de sua situação financeira atual para que você tenha clareza sobre seus gastos, dívidas e ganhos. Separe os seus custos fixos de seus custos variáveis e categorize-os de acordo com o grau de importância na sua rotina.
Separe seus custos fixos de seus custos variáveis
São custos fixos, os seus custos referentes à sua sobrevivência, como fornecimento de água, energia elétrica, telefone, internet, supermercado etc. Já os demais, são seus custos variáveis.
Dessa forma, através desse mapeamento, você poderá ter clareza sobre possíveis ações que pode tomar.
Faça trocas econômicas na sua rotina
Por exemplo, você pode trocar um cartão de crédito tarifado por um cartão de crédito sem anuidade. Ao passo que você pode trocar a sua conta corrente tradicional por uma conta corrente online.
Visto que as fintechs oferecem serviços bancários de qualidade, com isenção total de tarifas. Sendo assim, são pontos que geram economia e fazem a diferença em longo prazo.
Alimente a poupança como um hábito
Direcione os valores economizados para a sua poupança como um hábito, primeiramente, para que você elabore uma reserva de emergência. Posteriormente, você poderá verificar a viabilidade de direcionar valores fixos e mais elevados para diversos objetivos.
Você deve criar o hábito de poupar pequenos valores
No entanto, você deve criar o hábito de poupar, pois esse hábito irá fazer com que você questione o seu consumo de forma orgânica.
Além disso, você irá consumir menos e se livrar dos excessos de uma forma natural, ainda que você precise de um tempo para adaptação.
Tenha paciência com o seu processo
Um planejamento financeiro eficaz requer mudanças de hábitos e maiores questionamentos sobre o seu próprio comportamento de compra.
Por isso, você pode criar um processo positivo sem elaborar metas muito elevadas que façam com que você abandone todo o planejamento.
Alimente pequenas mudanças e pense no seu futuro financeiro
Sendo assim, não eleve suas expectativas quanto ao seu comportamento, ao contrário, alimente pequenas mudanças e tenha paciência com o seu processo. Já que mudanças podem ocorrer de forma não linear, porém, isso não significa que você deixará de obter sucesso em longo prazo.