PIX via WhatsApp pode ser utilizado para compra de passagens

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo divulgou a novidade de que passageiros do Metrô e trens da CPTM poderão comprar passagens através de uma conversa no WhatsApp, com pagamento via PIX. Além disso, a novidade também inclui os ônibus da EMTU.

Para a venda acontecer é necessário preencher alguns dados pessoais do usuário e então o código QR para o pagamento via PIX é exibido, para ser pago no app do banco. Sendo assim, a Secretaria dos Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo afirma que todo o processo para o dinheiro sair da conta, chegar na empresa e o QR Code ser liberado pode levar até 40 segundos.

Ademais, uma vez gerado, o QR Code pode ser salvo na galeria de fotos do Android ou do iPhone, para o uso na catraca sem a necessidade de internet ativa no celular. Além de ser exibido na confirmação do pagamento, o bilhete é enviado por e-mail para o endereço fornecido antes do pagamento via PIX.

Bilhete BOM também pode ser carregado pelo WhatsApp

O governo paulista estendeu este novo canal de vendas para passagens do sistema ferroviário para atender também os usuários dos ônibus intermunicipais da EMTU. A partir desta semana o mesmo chat do WhatsApp poderá recarregar o bilhete de transporte BOM, utilizado neste modal para os ônibus espalhados por diversas cidades.

A recarga é feita da mesma maneira utilizada para o bilhete do Metrô e trens da CPTM. Assim, uma vez dentro do mesmo site, o usuário precisa escolher a opção “Recarregar BOM” e preencher os dados do cartão de transporte, junto do valor escolhido, com máximo de R$ 100 por transação, porém, o QR code para pagamento via PIX não é gerado.

Deste modo, enquanto o QR Code para pagamento via PIX é enviado diretamente para a tela do smartphone utilizado para a compra, o cartão BOM precisa receber os novos créditos através de um ponto de venda físico, em um validador. Eles estão em algumas estações da CPTM e Metrô, nos terminais da EMTU ou a bordo dos ônibus.

Em relação a pagamentos via PIX pelo WhatsApp

No começo do mês de abril o Banco Central autorizou o primeiro serviço de transações financeiras via PIX pelo WhatsApp, operado pela fintech Conta Zap. A autorização ocorreu antes mesmo do BC aprovar a operação do Facebook Pay no Brasil, que deve chegar nos próximos meses, mas ainda sem a opção de PIX.

O modelo adotado pela fintech ainda está em fase inicial. A autorização do Banco Central foi justamente para que, através do Whatsapp, os correntistas de diferentes instituições bancárias pudessem realizar transações via PIX. Através da Conta Zap é possível fazer transferências e pagamentos através do aplicativo WhatsApp, que funciona neste segmento desde o ano de 2018.

O CEO da fintech, Roberto Marinho Filho, acredita na união do PIX com o WhatsApp através da Conta Zap como uma grande oportunidade. “Esta é reconhecidamente a maneira mais prática e fácil de se realizar uma transferência de valores no mercado hoje, e está disponível para todos os brasileiros, mesmo aqueles que não possuem conta bancária”, disse Marinho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.