Doenças Degenerativas: confira a definição e 5 exemplos!

5 doenças degenerativas: esse tópico vai cair na sua prova! 

A pandemia de COVID-19, que se iniciou em 2020, fez com que muitos assuntos da biologia e saúde recebessem um grande destaque. Entre os principais, podemos citar as doenças.

Assim, é muito provável que perguntas sobre doenças estejam presentes nas suas provas, principalmente na dos vestibulares e na do ENEM, já que essas abordavam o tema mesmo antes da pandemia. 

Dessa forma, o artigo de hoje vai trazer um tópico de extrema importância para todos aqueles que vão prestar vestibular ou ENEM: as doenças degenerativas. 

A partir da leitura do texto de hoje, você irá aprender o que é uma doença degenerativa e quais são os 5 exemplos mais cobrados em provas.

O que é uma doença degenerativa?

Define-se como doença degenerativa toda aquela doença que, ao lesionar as células, os ossos, os tecidos ou algum sistema de um indivíduo, compromete as funções vitais do mesmo de maneira irreversível, ou seja, não pode ser curada, e progressiva.

Essas enfermidades são crônicas e podem aparecer devido à uma série de fatores. Entre os mais comuns, podemos citar: fatores ambientais, alimentação ruim e predisposição genética.

5 doenças degenerativas: Parkinson

O mau de Parkinson, também chamado simplesmente de Parkinson, é uma doença ocasionada pela destruição progressiva de neurônios. Dentre os principais sintomas da enfermidade, podemos citar: tontura, tremores nas mãos e nos braços, insônia e rigidez muscular. 

A doença não pode ser curada, mas seus sintomas podem ser aliviados por meio do uso de medicamentos.

5 doenças degenerativas: Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla é uma doença que pode se manifestar a partir do momento em que as células de defesa de determinado indivíduo passam a atacar os seus neurônios. Dessa forma, percebemos que a enfermidade afeta, principalmente, o sistema nervoso. 

Dentre os principais sintomas dessa doença, podemos citar: tontura, perda total/parcial da visão, falta de coordenação, rigidez muscular, fraqueza muscular e perda total/parcial da audição.

5 doenças degenerativas: Alzheimer

Os afetados por essa doença passam a sofrer com um comprometimento da memória e da capacidade de comunicação. Isso porque, a enfermidade provoca a morte de células nervosas, como os neurônios, e de parte do tecido do cérebro. 

Entre os principais sintomas, podemos citar: perda de memória, problemas para se comunicar e redução da capacidade cognitiva.

5 doenças degenerativas: Distrofia Muscular

A distrofia muscular é uma doença degenerativa neurológica que afeta os músculos do doente. Dentre os principais sintomas, podemos destacar: problemas respiratórios, problemas cardíacos, fraqueza muscular e rigidez muscular.

Atualmente, pesquisadores afirmam que a enfermidade é ocasionada, principalmente, por mutações genéticas.

5 doenças degenerativas: Esclerose Lateral Amiotrófica

Essa doença, conhecida também pela sigla ELA, provoca a morte de neurônios do doente, afetando também a sua medula espinhal, que são responsáveis pelos movimentos que fazemos. 

Os principais sintomas da enfermidade são: fraqueza muscular, cãibras, atrofia muscular e contrações involuntárias dos músculos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.