Tudo o que você precisa saber sobre a prova do Encceja

A prova do Encceja: um guia

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, abreviado através da sigla Encceja, é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem como objetivo criar uma referência nacional para avaliar os níveis de educação de jovens e adultos.

A prova avalia aprendizagens, competências e habilidades que os alunos devem ter adquirido dentro do ambiente escolar e nos ambientes externos, como, por exemplo, aqueles familiares e sociais.

Porém, apesar das diversas utilidades, o Encceja é frequentemente utilizado para a obtenção da certificação de conclusão de ensino fundamental (idade mínima no dia do exame de 15 anos) e ensino médio (idade mínima no dia do exame de 18 anos). Podem participar da avaliação jovens e adultos que residam no país ou no exterior.

A prova do Encceja: Avaliação

As avaliações do Encceja se organizam de duas maneiras distintas.

O Encceja para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Fundamental é formado por quatro provas, cada qual com 30 questões, e uma redação. As matérias cobradas são as seguintes: Língua  Portuguesa, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física, Matemática, História, Geografia e Ciências Naturais.

O exame para aqueles que desejam obter o certificado de conclusão do Ensino Médio contém quatro provas, com também 30 perguntas, e uma redação. Porém, as matérias cobradas são diferentes: Linguagens e Códigos, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A prova do Encceja: Como estudar?

Agora que você já sabe aquilo que é cobrado na prova do Encceja, vamos descobrir como você pode estudar para esse exame. 

O Inep disponibiliza, no portal da instituição, uma coleção de material didático para que os alunos possam se preparar para responder as questões. O material é composto por diversos livros divididos por áreas do conhecimento. Ainda, é válido destacar que os materiais disponíveis são válidos tanto para a prova do ensino fundamental como para a do ensino médio.

O portal também conta com algumas diretrizes e guias que mostram para o candidato aquilo que será avaliado nas provas. Utilize esses materiais para criar um cronograma de estudos adequado e que contemple todo o conteúdo abordado pelos exames.

Os materiais podem ser acessados a partir desse link: http://portal.inep.gov.br/artigo/-/asset_publisher/B4AQV9zFY7Bv/content/apostilas-com-materiais-de-estudos-para-o-encceja-estao-disponiveis-no-portal/21206

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.