Pix: um meio de pagamento amplo e conveniente

O Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo e conveniente. Confira como funciona e suas vantagens!

De acordo com as informações oficiais do Banco Central do Brasil, o Pix foi criado para ser um meio de pagamento bastante amplo e conveniente.

Pix: um meio de pagamento bastante amplo e conveniente

Sendo assim, qualquer pagamento ou transferência que é feito usando diferentes meios (TED, cartão, boleto etc.), pode ser feito por meio do Pix, simplesmente com o uso do aparelho smartphone. Por isso, o Pix representa uma evolução e inovação tecnológica que facilita os fluxos de empresas e a rotina de pessoas físicas.

Para realizar um Pix é preciso se atentar aos seguintes pontos:

Sendo assim, de acordo com informações oficiais do BC, Para realizar um pagamento via Pix, você pode:

  • Ler um QR Code com a câmera do seu smartphone, na opção de fazer um Pix no aplicativo da sua instituição financeira ou de pagamento;
  • Bem como, utilizar a opção “Pix Copia e Cola”, com ela você cola o código relacionado ao QR Code. 
  • Informar a chave Pix do recebedor, que pode ser CPF/CNPJ, e-mail ou telefone celular, ou uma chave aleatória, por meio da opção disponibilizada por sua instituição financeira ou de pagamento no aplicativo instalado em seu smartphone, essa opção também pode ser usada no internet banking; Bem como, usar o serviço de iniciação de transação de pagamento.

Além dos pontos citados, o BC ressalta que não há necessidade de esperar o próximo dia útil ou a próxima janela de horário para receber um pagamento. Outra vantagem da ferramenta, é que os custos são menores e há facilidade na integração com os softwares de automação e na conciliação de pagamentos.

Efeito de pagamento em espécie e eliminação de intermediários

Conforme define o Banco Central, o Pix na prática tem o mesmo efeito do pagamento em espécie para o comércio, sendo uma ferramenta muito vantajosa. Pois, o dinheiro chega a sua mão na hora, mas em vez de ser na sua carteira, ele entra na sua conta, sendo mais prático do que as TEDs e os Docs.

Além disso, como o Pix é um modelo com menos intermediários e as plataformas centrais são providas pelo Banco Central, por isso, o custo é menor que outros meios eletrônicos. 

Melhoria para o comércio online e físico

Por isso, é bastante viável também para o comércio eletrônico, uma vez que a confirmação do pagamento é efetuada em poucos segundos, o que pode acelerar o processo de envio da mercadoria, facilitando a gestão do estoque e logística, resume o Banco Central do Brasil. Portanto, o Pix representa uma melhoria para o cliente final e para as empresas, independentemente se atuam de forma online ou física.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.