PIX já é usado para pagar impostos em estado brasileiro.

A princípio ficar em dia com os impostos governamentais nos dias de hoje começou a ficar mais fácil no estado do Piauí. Pois, os tributos estaduais podem agora serem pagos através do PIX, uma forma de pagamento rápida e prática criada pelo Banco Central do Brasil há cerca de 4 meses.

A Sefaz, que é a Secretaria de Estado da Fazenda, já tornou disponível o sistema de pagamento de impostos via PIX. ICMS, IPVA e ITCMD são alguns dos tributos que podem ser pagos através do recurso e as operações já podem ser feitas desde o dia 6 de abril de 2021.

Rafael Fonteles, que é o secretário de Estado da Fazenda disse que “Estamos reafirmando o compromisso com a excelência nos serviços da Sefaz. O Piauí é um dos primeiros entes da federação a disponibilizar o sistema”.

Como utilizar o PIX no pagamento de impostos no Piauí?

Para realizar o pagamento do boleto do IPVA pelo site da Sefaz, basta seguir os passos:

  • Clicar em Darweb;
  • Adicionar os dados do seu veículo;
  • Escolher o PIX como forma de pagamento.

Na própria etapa de pagamento fica muito bem sinalizado e claro qual é a opção que se refere ao PIX, em meio a outras possibilidades como o próprio boleto, obtenção do documento em PDF ou ainda abrir o pagamento da conta no próprio aplicativo de sua instituição bancária.

Quando se opta pelo pagamento de impostos através do PIX, se tem a possibilidade de emitir um boleto com um QR Code. Então o contribuinte pode para realizar tal pagamento com segurança, facilidade e rapidez.

Além disso, o QR Code pode ser pago em qualquer instituição financeira que aceite o pagamento por PIX presencialmente. Outra forma seria através do aplicativo dessa instituição ou banco em que se é cliente ou que for de sua preferência.

Sobre o pagamento de impostos via PIX, o superintendente da Receita Estadual, Emílio Junior explicou que “em instantes, a operação é processada e, em até 15 minutos, o pagamento é baixado”.

Saiba mais sobre o PIX

O Piauí é o pioneiro nesse serviço, ou seja, o primeiro estado brasileiro a adotar o PIX como forma de pagamento de impostos no país. Embora com o passar do tempo, outros estados também poderão adotar essa funcionalidade e tornar isso possível aos contribuintes.

O PIX está inserido no Sistema de Pagamentos Instantâneos, desde outubro de 2020, quando o Banco Central Nacional o desenvolveu. Alem disso o sistema está substituindo o uso das TEDs e DOCs, devido a sua funcionalidade de pagamentos e transferências em tempo real e sem custos.

Bem como, com a introdução do PIX no Brasil as transações em tempo real aumentaram no Brasil, totalizando em 2020 cerca de 1,3 bilhão. Esse número corresponde a um crescimento de 58% em relação ao ano de 2019, informou o relatório global da ACI Worldwide e da GlobalData.

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.