PIX off-line deve funcionar com cartão; veja como

Até o momento, a ferramenta de pagamentos do BC só funciona com conexão à internet.

De acordo com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, a instituição pretende lançar um cartão físico para os usuários do PIX conseguirem fazer suas transações mesmo estando off-line. Até o momento, a ferramenta de pagamentos do BC só funciona com conexão à internet.

Durante um evento no dia 30 de junho, o presidente do BC declarou que acredita que a melhor solução para possibilitar transações off-line através do PIX é utilizando um cartão físico com a função de aproximação.

“Basicamente em algum momento vai ter um cartão PIX. Você vai aproximar do seu celular, você vai transferir dinheiro online para o off-line no cartão. Vai funcionar como um cartão de ônibus, uma tecnologia supersegura. Você vai poder usar o cartão no mundo off-line, quando você voltar no mundo online, vai poder transferir seu saldo de volta”, disse Roberto, sem detalhar sobre a ideia.

Na ocasião, Roberto também informou sobre uma conversa do banco com o governo italiano, enfatizando a sua vontade em implementar o “PIX Internacional”. Desta forma, os pagamentos com o PIX romperiam fronteias, sendo a Itália a pioneira.

A instituição já está testando a tecnologia que permitirá as transações pelo PIX sem conexão com a internet.

“Há uma ampla gama de tecnologias que podem ser adotadas para a iniciação de um PIX off-line, o cartão é uma delas. O BC está em fase de estudo dessas tecnologias no escopo da agenda evolutiva e oportunamente divulgará as especificações estabelecidas”, explicou o BC em nota.

Segundo informações, a agenda evolutiva do Banco Central indica que a ferramenta para pagamentos via PIX de forma off-line esteja pronta e seja liberada no quarto trimestre de 2021.

No entanto, antes desse lançamento, o BC deve implementar as funções de Saque e Troco no sistema do PIX. Atualmente, o PIX corresponde 30% das operações de pagamentos do país.

Veja também: Nubank recebe críticas após anunciar novo cartão de crédito

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.