PIX: O que é, para que serve e como usar o novo sistema de transações do Brasil

Veja algumas curiosidades sobre o Pix no Brasil 

O Pix é uma inovação tecnológica que revolucionou os meios de pagamento no Brasil. Trouxemos algumas curiosidades sobre o Pix e seu funcionamento. Confira!

Alternativa a TED, DOC e Boletos

O Pix é uma revolução nos meios de pagamentos do Banco Central. Sendo assim, é uma alternativa a TED, DOC e boletos para pagamentos, recebimentos e transferências de maneira totalmente digital.

10 segundos para uma transação Pix

O Pix permite transferência e pagamentos em até 10 segundos, em qualquer dia da semana, 24 horas por dia. 

Não há compartilhamento de dados pessoais ou bancários. Pois, é possível que repasse apenas a sua chave, podendo ser um dos dados escolhidos pelo usuário titular da conta.

É gratuito para pessoa física, independentemente das instituições financeiras. Por isso, bancos diferentes realizam transações via Pix.

Recebimento de pagamentos facilitados para empresas

As empresas, principalmente os estabelecimentos  comerciais, podem receber pagamentos sem maquininha.

O Pix é totalmente digital e criptografia. Por isso, é tido como um meio eficaz e seguro.

Valores elevados via Pix

A maior transação PIX no Brasil foi de 6,3 milhões. Bem como, o maior recebimento via PIX foi de 4,8 milhões, ambas entre contas PJ.

Mais de 90% dos recebimentos e mais de 80% dos pagamentos realizados pelo PIX são referentes a transações entre Pessoas Físicas.

As pessoas utilizam mais o Pix em horário comercial e durante a semana 

Embora funcione por 24 horas por dia, o maior volume de transações ocorrem em horário bancário convencional, havendo uma intensidade nas quartas e sextas-feiras no período da tarde. 

 Além disso, o período da manhã que mais possui transações Pix é entre 11:00hs e meio-dia. As datas que mais ocorrem transação Pix no Brasil são os dias 15 e 30 de cada mês.

Opções para Chave Pix

São opções de chaves PIX:

CPF ou CNPJ, e-mail, número de telefone celular e chave aleatória.

O Pix suporta dois tipos de QR, o QR Code dinâmico e o QR Code estático.

QR Code dinâmico

O QR Code dinâmico permite um código por transação. Sendo assim, se refere a um  código exclusivo para cada transação. No entanto, além do valor, pode incluir outras informações, como a identificação do recebedor para aumentar a segurança da transação.

QR Code estático

Se refere a um único código que vale para múltiplas transações Assim sendo, a empresa pode trabalhar com valor fixo ou especificado pelo pagador. É muito comum esse código ser disponibilizado em restaurantes e lojas, por exemplo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.