Pix: o meio de pagamento diferenciado e as novidades do BC para a ferramenta

O Pix é um meio de pagamento diferenciado, sendo assim, confira novidades do BC para a ferramenta. Saiba mais detalhes!

Conforme informações oficiais do Banco Central, o Pix é um meio de pagamento assim como boleto, TED, DOC, transferências entre contas de uma mesma instituição e cartões de pagamento (débito, crédito e pré-pago).

O meio de pagamento diferenciado – Pix

No entanto, o BC ressalta que o Pix é um meio de pagamento, porém, o seu diferencial é o fato de que o Pix permite que qualquer tipo de transferência e de pagamento seja efetuada em qualquer dia, e em qualquer hora, incluindo fins de semana e feriados. 

Novidades do BC: Pix Saque e Pix Troco

O BC informa que a partir do dia 29 de novembro, a população terá mais uma opção para sacar dinheiro, além do caixa eletrônico e agência bancária, sendo o Pix Saque e o Pix Troco.

O site da Conta Gov informa que essa possibilidade também vai estar disponível, por meio do Pix, no estabelecimento comercial em que o cliente faz compras em lojas, padarias e supermercados. Uma vez que o Pix Saque e o Pix Troco são os novos produtos da Agenda Evolutiva do Pix, definida pelo Banco Central.

Pix Saque 

Para fazer o saque pela ferramenta, basta que o cliente envie um Pix para o estabelecimento, em dinâmica similar a de um Pix normal, a partir da leitura de um QR Code. Assim sendo, nesse caso, a loja repassará o valor integral do Pix em dinheiro para o cliente, conforme informa o Banco Central. 

Pix Troco

Já no Pix Troco, a dinâmica é parecida, sendo assim, o cliente faz uma compra, paga através do Pix, mas num valor superior ao das mercadorias ou serviços. Por conseguinte, o estabelecimento devolve em dinheiro o valor excedido, ou seja, o troco. Sendo assim, para oferecer os novos serviços, o estabelecimento comercial deve estar credenciado ao Pix, reforça o BC. 

Quais são as novidades do Pix ainda em 2021?

Conforme informações BC, ainda em 2021, as principais novidades da ferramenta são:

  • Inclusão da conta salário na lista de contas movimentáveis por Pix;
  • Possibilidade de devolução ágil de recursos pela instituição recebedora, em casos de fundada suspeita de fraude ou falha operacional nos sistemas das instituições participantes;
  • Pix Saque, conforme explicamos, para dar ao consumidor mais uma opção de obtenção de dinheiro em espécie. Além disso,  facilitará a gestão de caixa do lojista;

Além disso, transações por aproximação, para dar mais facilidade e conveniência na iniciação de um Pix e para atender casos de uso específicos; Bem como, iniciador de pagamentos no Pix, com desenvolvimentos que seguirão o cronograma estabelecido no Open Banking. Assim, para permitir que os iniciadores possam ser participantes do Pix agregando ainda mais competição ao arranjo.

Por fim, QR Code pagador, que viabiliza a realização de Pix mesmo quando o pagador estiver off-line. Dessa forma, ampliando o acesso da sociedade ao Pix, explica o Banco Central do Brasil. 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.