PIX tem NOVA função semelhante ao boleto; Confira!

O PIX terá uma nova funcionalidade de pagamento semelhante ao boleto bancário que começará a funcionar a partir do dia 15 de maio de 2021. As informações foram anunciadas pelo Banco Central nesta quinta-feira (22) e trazem uma novidade importante para o sistema de pagamentos instantâneos criado pelo BC ainda no ano passado.

A nova função se chama PIX Cobrança e permitirá que prestadores de serviço até mesmo empresas que estão vendendo algum produto possa gerar um QR Code em seus estabelecimentos e receber o pagamento de seus clientes de forma simples, rápida e instantânea. Além disso, essa função permite diferentes datas de vencimento no futuro, que pode ser definida parecidamente ao boleto.

Outro fator bastante semelhante ao que acontece com o boleto bancário está na possibilidade de o cobrador poder configurar por conta própria os juros, multas ou até mesmo eventuais descontos através do pagamento através do PIX.

Período de adaptação das empresas

Vale ressaltar que como toda nova tecnologia, o PIX Cobrança vai passar por uma adaptação pelas pessoas que vão utilizar a ferramenta. Essa parte de adaptar a nova função e o seu uso por parte de empresas ocorrerá durante o próximo mês de julho, quando será visto eventuais desafios e particularidades a respeito de sua introdução.

Segundo a nota oficial que foi anunciada pelo Banco Central: “A regra estabelece que as instituições participantes do PIX, que não conseguirem proporcionar a experiências completa de pagamento no período de 14 de maio a 30 de junho, terão que, no mínimo, possibilitar a leitura e o pagamento na data da leitura do QR Code, com todos os encargos e abatimentos calculados corretamente”.

O Banco Central do Brasil ainda complementou a respeito do compromisso das instituições: “Esse é um período transitório, que dá às instituições um tempo adicional para finalizar as adequações nos sistemas. A partir de 1º de julho todos os participantes precisam ser capazes de fazer a leitura do QR Code e possibilitar o pagamento do QR Code para data futura”

A obrigatoriedade do PIX Agendado a partir de setembro

mas não parou por aí. O Banco Central também disse que a partir do dia 1º de setembro de 2021, uma nova função do PIX também será obrigatória. Se trata do PIX Agendado, que desde que foi incluído ao mercado pela instituição passou a ser apenas optativo em sua adoção pelas empresas.

Referente a obrigatoriedade do PIX Agendado, o Banco Central disse que: “Desde o lançamento do PIX, em novembro de 2020, essa é uma funcionalidade facultativa, e entende-se que este seja um prazo razoável para que todas as instituições façam os ajustes necessários nos seus sistemas e interfaces”.

O Banco Central ainda afirmou que com essa função do PIX, o usuário pode fazer um pagamento ou até mesmo transferências utilizando sua chave, mas com uma data futura de débito desse pagamento. O objetivo do recurso é “ampliar ainda mais a comodidade dos pagadores, garantindo que todos os usuários, independente da instituição que possuem conta, possuam agenda um PIX”, explicou o BC.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.