Qual a diferença entre Pix e outros meios de transferência e pagamento?

O Pix foi criado para ser um método de pagamento bastante amplo. Hoje em dia, qualquer pagamento que antes apenas poderia ser feito através de TED, DOC ou boleto bancário e que poderia demorar algum tempo para chegar ao destinatário, às vezes em questão de dias, a partir do surgimento dessa nova tecnologia de pagamentos é possível transferir e receber em questão de segundos.

A partir do Pix, a população encontrou mais uma opção disponível além dos meios tradicionais de transferência bancária, como TED e DOC. A grande diferença é que a partir do Pix não é mais necessário saber qual a conta bancária e a instituição financeira da pessoa que iremos realizar a transferência.

Uma outra diferença positiva é que o Pix não tem um limite de horário e nem mesmo dia, funcionando também em feriados. A partir deste método de pagamento, os brasileiros passaram a poder receber dinheiro em qualquer dia e horário do ano.

Diferentes formas para se pagar com Pix

Se ao pagar uma conta por boleto bancário temos a opção do código de barras, no Pix é possível realizar uma leitura por QR Code e identificar a chave para quem iremos realizar o pagamento.

A principal diferença está que, em uma transferência por Pix, a liquidação ocorre em tempo real, onde tanto o pagador como também o recebedor são notificados a respeito da conclusão da transação. Além disso, em qualquer dia e horário o seu pagamento vai ser efetuado.

A partir do Pix, é possível realizar qualquer transação a partir do celular, sem a necessidade de que se tenha qualquer outro instrumento. Até o momento, o Pix ainda não tem uma grande aceitação por contar com menos intermediários, mas isso está mudando e podemos notar que o meio de pagamento segue em crescimento.

Principais características e qualidades do método de pagamento

O Pix é rápido, com transações que são concluídas em questão de poucos segundos. Os recursos ficam disponíveis para quem receber em tempo real, uma novidade que até então não existia.

Houve muita gente que pensou que não seria fácil utilizar o Pix para transferir dinheiro e pagar contas, mas esse mito está se perdendo. Uma vantagem é justamente não necessitar digitar tantas informações como ocorria em uma TED ou DOC, já que as pessoas podem se acostumar e aprender com mais agilidade do que se pensava.

Em relação a sua segurança, o Banco Central do Brasil já garantiu que possui mecanismos para garantir a robustez de suas negociações. Os pagamentos podem ser feitos tanto por pessoas físicas quanto jurídicas, de modo que é possível inclusive enviar dinheiro para o Governo.

Pelo fato de que o Pix se trata de um sistema integrado, várias informações importantes podem cursar junto com a ordem de pagamento, o que facilita e muito a automação dos processos e a conciliação dos pagamentos. Outra vantagem do Pix em relação ao TED e DOC, é que aqui é possível ter várias chaves de pagamento dentro de uma mesma instituição.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.