PIX com o cartão de crédito: é possível utilizar esse recurso?

O PIX é o método de pagamento instantâneo do Banco Central, que foi criado em novembro de 2020 e oferece a possibilidade de transferir dinheiro em qualquer hora do dia, inclusive em finais de semana e feriados, o que viabiliza diversas movimentações financeiras pelo país.

Tanto as pessoas físicas como também jurídicas têm a possibilidade de realizar transferências em menos de 10 segundos, utilizando de um aplicativo de celular. Estamos registrando durante vários meses consecutivos um número de transferências por PIX maior do que TED/DOC.

E o PIX caiu nas graças da população brasileira, principalmente por acabar com aquela demora de receber uma transferência em dias não úteis e fora do horário comercial. Porém, você já sabe se é possível enviar uma transferência por crédito com o PIX?

É possível fazer PIX com cartão de crédito?

O primeiro passo é entender que o método é uma forma imediata de se enviar dinheiro, portanto ainda não é possível realizar uma transferência nessa modalidade através do cartão de crédito, ainda que em breve poderemos sim ter essa funcionalidade, considerando a expansão do uso do crédito e principalmente do PIX no país.

De acordo com as informações do Banco Central, o PIX não está associado com operações pelo cartão de crédito, sendo que por esse motivo, caso alguém afirme que é possível realizar transferências com o PIX através do cartão de crédito, a pessoa estará lhe passando uma informação equivocada.

Ainda não é possível enviar um PIX para alguém sem ter saldo na conta. Mas apesar de não ser possível realizar a operação com o cartão de crédito, algumas instituições financeiras liberam uma parte do limite do cartão de crédito para fazer um PIX como forma de empréstimo.

De que forma as instituições financeiras disponibilizam uma parte do limite do cartão de crédito para o PIX?

Apesar de ainda não ser possível realizar uma transferência através do cartão de crédito, algumas instituições financeiras já liberam uma parte do limite do cartão de crédito para o PIX, para que o seu cliente tenha a opção de contratar um empréstimo.

O banco trata de transferir uma determinada quantia pré-aprovada para a conta do usuário. Assim o dinheiro entra na conta do cliente e a transação pode ser realizada. Essa transferência não é igual ao modelo convencional, portanto é preciso que você pense bem antes de aceitar.

Quais são as formas de fazer e receber PIX

Até o momento, existem três maneiras de realizar um PIX: você coloca as informações do destinatário e confirma a operação, pela leitura do QR Code que é criado por quem irá receber o pagamento ou mesmo através de um código “copia e cola”. que será criado para quem vai receber o PIX.

Para receber o dinheiro por PIX, é preciso informar a chave cadastrada, que pode ser o seu CPF ou CNPJ, número de celular, e-mail ou chave aleatória. Também é possível criar um código através do aplicativo do banco.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.