Pix Automático está entre as novidades do Banco Central para 2023

Pix Automático está entre as novidades do Banco Central para 2023, juntamente com a elevação da segurança da ferramenta. Saiba mais!

O Banco Central do Brasil (BCB) divulgou que, em sua 18ª reunião plenária do fórum Pix, ocorrida no dia 1º do mês de dezembro, melhorias para o Pix foram discutidas.

Pix Automático está entre as novidades do Banco Central para 2023

De acordo com a informação do Banco Central do Brasil (BCB), algumas novidades para a melhoria do funcionamento do Pix podem ocorrer no ano de 2023. É importante ressaltar que o Banco Central do Brasil (BCB) sempre divulgou o Pix como uma ferramenta em construção e que melhorias podem ocorrer.

Quando de sua elaboração, o Banco Central do Brasil (BCB) deixou clara a necessidade de aprimorar a segurança e orientar os usuários quanto aos golpes envolvendo o Pix.

Melhorias

Por isso, as melhorias contínuas referentes à ferramenta, também se referem à segurança, já que o Pix é uma ferramenta utilizada para golpes de maneira direta e indireta em diversas modalidades. Entre as novidades anunciadas pelo Banco Central do Brasil (BCB) para o Pix, está a elevação da segurança e a implementação do Pix Automático para facilitar os pagamentos recorrentes.

O que é o Pix Automático?

De acordo com o Banco Central do Brasil (BCB), o Pix Automático é um produto financeiro que atenderá a demanda referente a pagamentos recorrentes, por exemplo, os serviços públicos e contas periódicas, como as  assinaturas de serviços de streaming, mensalidades acadêmicas etc. O Pix Automático é uma função similar ao débito em conta, contudo, não é dependente de convênio bilaterais.

CPF de fraudadores

Em 2023, o Banco Central do Brasil (BCB) poderá elevar a segurança do Pix, considerando o volume de fraudes que utilizam a ferramenta. Atualmente, as contas conhecidas como “contas laranjas” ficam suspeitas quando são utilizadas para apoiar fraudes através de recebimentos duvidosos.

Segundo informações do Banco Central do Brasil BCB), em 2023 as “contas laranjas” suspeitas serão identificadas com o CPF dos seus donos, aumentando a segurança da ferramenta, já que esses “laranjas” não poderão utilizar novas contas para fraudes.

Nova versão do MED

Além disso, o Banco Central do Brasil (BCB) reforçou que a sua ferramenta Mecanismo Especial de Devolução (MED) terá uma versão 2.0 que será mais eficiente na devolução de recursos objetos de fraude.

O Banco Central do Brasil (BCB) destaca que a segurança é um pilar do ecossistema do Pix. Além dos apontamentos citados quanto a melhoria da ferramenta, o fórum do Pix também destacou seu sucesso em lojas físicas e no e-commerceSegundo dados oficiais, quando do surgimento do Pix, ele representava 5% das transações online, na atualidade, 23% das compras são realizadas através deste meio de pagamento.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.