Como melhorar a imagem profissional?

O ano está quase acabando e, para 2023, você deseja melhorar a imagem profissional? Quer cultivar uma marca pessoal que seja mais qualificada e que possa promover resultados incríveis para a sua carreira? Então não deixe de acompanhar o conteúdo que preparamos para você!

Nele, você verá algumas considerações que podem ajudá-lo a construir uma imagem forte e, ao mesmo tempo, genuína. Confira as dicas!

Como melhorar a imagem profissional?

Você pode melhorar a imagem profissional que passa para as outras pessoas com pequenas mudanças na forma de se comunicar e de se apresentar para os outros. Porém, para que haja maiores chances de tudo sair como você espera, é muito importante que a prática de autoconhecimento aconteça. Afinal, não dá para fingir ser quem não é, certo?

A seguir, descrevemos mais detalhes sobre isso, além de apresentar outras considerações. Veja:

1. Autoconhecimento

O autoconhecimento é uma peça-chave quando pensamos em como melhorar a imagem profissional. Sabe por quê? Porque é por meio dele que podemos conhecer mais a fundo as nossas próprias qualidades e características que queremos que o mundo conheça.

Sendo assim, considere fazer uma reflexão: que tipo de profissional você é? Quais são as suas principais características positivas? Quais traços de sua personalidade, que contribuem para um bom trabalho, podem ser mostradas ao mundo?

Tudo isso pode ajudá-lo a refletir com relação ao passo que descrevemos a seguir. Continue lendo.

2. A imagem que você quer passar

Depois de conhecer as suas qualidades e, claro, os seus defeitos (pois ninguém é perfeito, correto?), é hora de também pensar na imagem que você quer passar para o mundo.

O que você quer que os outros saibam do seu eu profissional?

Refletir sobre isso é imprescindível para melhorar a imagem profissional. Pois pare e pense: se você é uma pessoa muito organizada com processos, mas nunca mostra esses resultados para ninguém e não comenta sobre os métodos que você usa, será que os outros saberão realmente dessa sua qualidade?

3. Desenvolvimento da comunicação

Comece a cuidar mais da forma como você se comunica com as outras pessoas. O seu tom de voz, a sua linguagem corporal e as palavras que você usa para comunicar determinados assuntos podem fazer toda a diferença na sua imagem profissional.

Será que você está alinhado com o seu interlocutor? Será que está se portando de uma forma positiva nesse sentido? Pense sobre isso e considere implementar mudanças interessantes.

4. Colocar em prática os seus valores

Você sabe, realmente, quais são os seus valores profissionais? Essa pergunta pode ser respondida com uma boa dose de autoconhecimento. 😉

Os valores podem ser: empatia, justiça, lealdade, originalidade, e assim por diante. Avalie quais são e certifique-se de deixá-los claro para todos ao colocá-los em prática.

5. Cuidar da sua marca pessoal nas redes

Por fim, para melhorar a imagem profissional é importante que você não se esqueça de que as redes sociais também têm relação com o perfil que você quer passar. Claro que, em caso de redes privadas e pessoais, essas questões não necessariamente se encaixam, mas, em redes profissionais, é importante ficar atento ao que você publica, comenta, compartilha, etc.

Por exemplo, compartilhar fake news pode ser prejudicial para a sua imagem. Fique de olho nisso!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.