PIX 2022: Conheça as novas funções que serão disponibilizadas

As novas funcionalidades permitem que o usuário resgate dinheiro através de estabelecimentos comerciais sem custo.

O PIX é a ferramenta de pagamentos instantâneos mais utilizada do país. Lançado em 2020 pelo Banco Central (BC), o sistema não deixa de anunciar novidades para melhor atender seus usuários.

Veja também: PIX já é utilizado pela grande maioria dos empreendedores brasileiros

Recentemente, o BC lançou o PIX Saque e o PIX Troco. As novas funcionalidades permitem que o usuário resgate dinheiro através de estabelecimentos comerciais sem custo. Todavia, novas possibilidades estão previstas para 2022. Confira a seguir:

Novidades do PIX para 2022

  1. Pix Offline

Segundo o presidente do Banco Central, Roberto Campos, o PIX ganhará opção de uso off-line. “Em breve o PIX terá funcionalidade off-line. Estudamos três tecnologias para isso, mas a principal delas deve ser em forma de cartão por aproximação. Em algum momento haverá cartão PIX de aproximação”, disse.

  1. Pix Aproximação

A ferramenta poderá ser utilizada por meio de aproximação, como ocorre hoje em dia com cartões de débito e crédito. Bastará o cliente aproximar o celular da maquininha ou de outro dispositivo habilitado ao serviço.

  1. Pix Garantido

Esta é umas das opções mais solicitadas pelos usuários. Os cidadãos poderão realizar compras de modo parcelado pelo PIX, como um cartão de crédito.

  1. Débito automático

O Pix poderá realizar pagamentos automáticos de contas agendadas, como fatura de energia elétrica, água, telefone, entre outras.

  1. Pix Internacional

Esta possibilidade também é muito procurada pelos usuários, mas ainda não há data de implementação. Com ela, as transações poderão ser feitas para contas de outros países.

Pix Saque

Essa opção possibilitará que o cliente de qualquer instituição financeira saque em pontos que ofereçam o serviço. Dentre eles: estabelecimentos comerciais, redes de caixas eletrônicos compartilhados e participantes do Pix, por meio de seus serviços de autoatendimento próprios.

Na prática, o cliente terá que fazer um Pix para o agente de saque, um procedimento semelhante a uma transação normal do Pix. Neste caso, será através da leitura de um QR Code ou do aplicativo do operador.

Pix Troco

Nesta modalidade, a dinâmica é praticamente a mesma. Todavia, o saque será realizado mediante a pagamento de compras em estabelecimentos comerciais. O cliente fará um Pix para pagar o item ou serviço prestado com um valor maior. Neste caso, o saque será o troco, ou seja, a diferença do valor da compra.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.