Vendas de Natal devem causar crescimento no comércio

Para os comerciantes do comércio varejista de São Paulo, a novidade deve ser boa: é esperado que as vendas aumentem 5% em 2021 no Natal. As estimativas são da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP) e foram divulgadas pela Agência Brasil.

Leia também – Orçamento secreto: Guedes revela esquema

O que deve causar este cenário? Para a federação esse aumento se deve ao crescimento do 13º salário que atingiu aumento de 57,5% levando em consideração o ano de 2020.

Com o pagamento do 13º salário, espera-se  que para o Natal circule R$ 9,5 bilhões em compras. O valor é significativo, se comparado ao ano passado, sendo de 47% ( R$ 3,1 bilhões a mais). e ainda 74% ante a dezembro de 2020.

“Dois fatores justificam a maior injeção do décimo salário. Em primeiro lugar, a expressiva expansão do contingente de trabalhadores com carteira assinada e, em segundo, o fato de que os aposentados e pensionistas, além de parcela significativa de empregados do setor privado, no ano passado, receberam a totalidade do pagamento até a metade do ano, a fim de atenuar a queda de renda provocada pela paralisação de vários segmentos produtivos e a elevação do desemprego”, analisa a FecomercioSP.

Mesmo assim, a instituição também apontou possíveis oscilações devido ao desemprego, endividamento das famílias e inflação, que impactam negativamente a renda do brasileiro e pode tornar as compras de Natal mais difíceis.

Veja as comprar por alguns dos setores:

  •  Vestuário +28%
  •  Supermercados (-2%)
  •  Farmácias e perfumarias (-3%)
  • Lojas de móveis e decoração (-5%)

Como economizar nas compras de Natal?

Ao invés de dar lembrancinhas ou presentes para todos os entes queridos, uma opção é fazer uma amigo secreto e sortear os nomes de todos os que estarão na ceia de natal.

Além do amigo secreto, é possível fazer o amigo ladrão – uma boa opção para quando não se conhece muito todas as pessoas. Neste tipo, cada pessoa leva um presente genérico e acontece um sorteio para ver quem irá iniciar “jogando”.

O primeiro sorteado escolhe um dos presentes embalados que foram levados e ficará com ele. Na sequência, o próximo jogador sorteado pode roubar o presente aberto ou arriscar e pagar outro que esteja na mesa e assim na sequência dos próximos participantes.

Quem tem o presente roubado, pode escolher também um outro presente. E a troca de presentes segue desta forma, até que todos tenham escolhido um presente e estejam com ele.

Importante neste caso é estipular um valor para o presente da Natal, pode ser um valor simples, uma lembrancinha mesmo, mas desta forma todos podem sair ganhando.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.