PIS/Pasep: Abono salarial já está disponível no Caixa Tem

Trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 já podem sacar os seus respectivos valores. Os depósitos ocorreram entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março. Os saques estão disponíveis até 29 de dezembro de 2022.

Trabalhadores com direito ao abono salarial PIS/Pasep ano-base 2020 já podem sacar os seus respectivos valores. Os depósitos ocorreram entre os dias 8 de fevereiro e 31 de março. Os saques estão disponíveis até 29 de dezembro de 2022.

O abono salarial é um benefício anual concedido aos trabalhadores que se enquadram nos requisitos previstos na Lei nº 7.998/90. O valor é liberado conforme a quantidade de meses trabalhados no ano de apuração, limitado ao salário mínimo vigente.

Como receber?

Para ter acesso ao benefício é necessário se enquadrar nos requisitos de elegibilidade, como:

  • Estar cadastrado no PIS/Pasep há, pelo menos, 5 anos em 2020;
  • Ter trabalhado para pessoa jurídica com carteira assinada, ao menos, 30 dias, consecutivos ou não em 2020;
  • Ter recebido remuneração média mensal de até dois salários mínimos em 2020;
  • Estar com os dados concedidos corretamente pelo empregador na RAIS/eSocial.

Como ter acesso ao PIS pelo Caixa Tem

Antes de mais nada, é importante frisar que o PIS é disponibilizado aos trabalhadores da iniciativa privada e é repassado pela Caixa Econômica Federal. Já o Pasep é voltado aos servidores públicos. O Banco do Brasil é quem realizar este pagamento.

No caso dos beneficiários do PIS, é possível ter acesso ao abono salarial por meio da conta Poupança Digital do Caixa Tem. No entanto, a opção só vale para os trabalhadores que não são correntistas da Caixa. Para aqueles que recebem pelo aplicativo, já podem conferir a disponibilidade dos recursos.

Por meio da plataforma da Caixa o trabalhador pode realizar transferências bancárias, pagar boletos e contas, recarregar o celular, fazer compras online com o cartão de débito virtual, entre outras possibilidades.

Como consultar o PIS/Pasep?

Para consultar os valores e demais informações relacionadas ao PIS/Pasep, o trabalhador pode telefonar para o número 158 ou consultar a carteira de trabalho digital. O procedimento também pode se realizar através da conta Gov.br.

Todavia, o trabalhador do setor privado pode consultar a situação do benefício no aplicativo Caixa Trabalhador e Caixa Tem. Enquanto isso, os servidores públicos podem acessar as informações pelos seguintes números:

  • Central de Atendimento 4004-0001, capitais e regiões metropolitanas; ou
  • Central de Atendimento 0800 729 0001, interior.
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.