PIS/Pasep 2022: Dataprev divulga nova lista de beneficiários

O Governo Federal acaba de concluir o reprocessamento dos dados que indicam quais trabalhadores podem receber o abono salarial PIS/Pasep em 2022. Segundo a Dataprev, cerca de 1,9 milhão de pessoas poderão receber o benefício devido a reanalise.

O Governo Federal acaba de concluir o reprocessamento dos dados que indicam quais trabalhadores podem receber o abono salarial PIS/Pasep em 2022. Segundo a Dataprev, cerca de 1,9 milhão de pessoas poderão receber o benefício devido a reanalise.

Caso o procedimento não fosse realizado, essas pessoas seriam prejudicadas por não sacar o abono. A partir desta quarta-feira (16), os trabalhadores poderão consultar e verificar se têm direito ao PIS/Pasep este ano.

O pagamento do abono começou em 8 de fevereiro e vai até 31 de março. No entanto, alguns trabalhadores que costumavam receber vinham reclamando que desta vez não tiveram direito. Em 19 de fevereiro, a Dataprev anunciou o reprocessamento de dados.

“Devido a inconsistências de informações da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), foi necessário realizar um reprocessamento mais apurado das informações, trabalho em curso pela Dataprev. O objetivo é garantir o correto direito dos trabalhadores e evitar a necessidade de pedidos de revisões adicionais”, anunciou a Dataprev.

Reanalise de 3,5% dos cadastros

Esta é a primeira vez que o Governo Federal utiliza os registros do e-Social para identificar os trabalhadores com direito ao abono salarial. A Dataprev informou que só 3,5% dos cadastros precisaram passar por uma nova revisão.

No todo, cerca de 55 milhões de trabalhadores tiveram seus dados avaliados pela Dataprev. Desses:

  • 22,7 milhões receberão o abono salarial;
  • 30,4 milhões foram considerados inelegíveis ao benefício;
  • 1,9 milhão apresentaram necessidade de processamento adicional.

Abono salarial PIS/Pasep

O benefício que está sendo pago este ano se refere ao ano-base 2020. Desta forma, para recebe-lo o trabalhador precisa:

  • Ter trabalho pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2020;
  • Ter recebido uma média de até 2 salários mínimos por mês em 2020;
  • Estar inscrito no PIS/Pasep há pelo menos 5 anos;
  • Estar com os dados informados corretamente pelo empregador na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS) do governo.

O PIS é pago pela Caixa Econômica Federal aos trabalhadores de carteira assinada. Já o Pasep, é concedido pelo Banco do Brasil aos servidores públicos. Em 2022, o benefício pode chegar a R$ 1.212 (salário mínimo vigente).

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.