PF realiza operação para investigar fraudes em contratos na UFRJ

Nesta quinta-feira, dia 8 de julho, a Polícia Federal (PF) cumpre mandatos de prisão temporária e mandatos de busca e apreensão de contra empresários e servidores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Os mandatos são parte de uma investigação feita pela PF sobre suspeitas de fraudes em contratos da universidade.

Desse modo, o cumprimento dos mandatos é um desdobramento Pronta Emergência II investiga irregularidades ocorridas no Instituto de Psiquiatria. A operação foi feita em fevereiro deste ano. 

PF investiga fraudes em contratos de mais de R$ 6 milhões

A PF investigou os desvios em contratos que somam mais de R$ 6 milhões. Assim, a investigação resultou na expedição dos mandatos de prisão, busca e apreensão pela 1ª Vara Federal Criminal do Rio.

De acordo com a PF, servidores do instituto da UFRJ agiram em conjunto com empresários para direcionar as contratações. As ações ilegais visaram o recebimento de vantagens indevidas. Assim, a PF aponta diversas irregularidades. Entre elas, cotações fictícias, superfaturadas e com empresas integrantes da organização criminosa, além da elaboração de estudo técnico pelas próprias empresas.

Por isso, os envolvidos devem responder junto à Justiça pela prática dos delitos de organização criminosa, peculato e fraudes em licitação.

A UFRJ informou por meio de nota que repudia “qualquer ação que atente contra os princípios que balizam a Administração Pública”. Além disso, a universidade afirmou que aguarda a apuração de todos os fatos.

Com informações da Agência Brasil.

E aí? Gostou do texto? Então deixe aqui o seu comentário!

Veja UFVJM abre período de inscrição para o SASI 2020.

Leia também Justiça nega isenção de taxa para quem não justificou falta na edição de 2020 do Enem.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.