Pesquisa aponta que 55% dos estudantes confiam na qualidade do ensino

Pesquisa realizada com adolescentes, pais e professores de escolas públicas e particulares do Brasil aponta que 55,2% dos estudantes confiam totalmente na qualidade da educação ofertada no país. A pesquisa é do Instituto Crescer e os dados apresentados foram coletados entre abril e agosto deste ano.

A maioria dos pais e responsáveis ouvidos (74,6%) acreditam que os professores realizam um bom trabalho. Já entre os alunos, a porcentagem dos que avaliam positivamente o trabalho feito pelos docentes é 72%. No entanto, a confiança dos estudantes tende a diminuir no ensino médio. 

De acordo com os dados da pesquisa, o número de estudantes que confiam totalmente em seus professores cai a partir da metade do ensino médio ao passar de 8,8% no 1º ano para 4,1% na 3ª série. Na rede pública, no 1º ano, o índice de confiança chega a 22,8% e cai para 14,4% no último.

A pesquisa intitulada “A confiança e o respeito e sua relação com o interesse para estudar na visão de estudantes, pais e professores do Ensino Médio” ouviu 2.312 adolescentes, pais e professores de todo o país.

Quando questionados sobre o tratamento dado pelos docentes aos alunos, 25,2% dos estudantes e 22,1% dos pais acreditam que os professores preferem os bons alunos. Entre os estudantes de escolas púbicas, o número chega a 73%. No entanto, 98% dos professores ouvidos afirmaram que tratam todos os alunos da mesma maneira. 

71% dos alunos pretendem fazer curso superior

Os dados apontam ainda que 71,7% dos estudantes acreditam que a melhor opção para dar continuidade a sua formação seja realizar uma graduação, um curso superior. Outros 12,9% acreditam que a melhor opção sejam os cursos livres. Já outros 10,8% creem que fazer um curso técnico seja a melhor opção.

De acordo com Luciana Allan, organizadora da pesquisa e diretora técnica do Instituto, acredita que os dados são importantes para acompanhar as perspectivas do ensino e da formação dos alunos.

Confira detalhes da pesquisa no site do Instituto Crescer.

Com informações da Agência Brasil.

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