Pequenas empresas são responsáveis por 70% dos empregos gerados em setembro

Neste ano de 2021, as micro e pequenas empresas (MPE) puxaram a criação de empregos formais. Nesse sentido, de janeiro a setembro deste ano, foram criados cerca de 2,5 milhões de postos de trabalho formais no Brasil e, deste total, 1,8 milhão originaram-se de pequenos negócios, o que é equivalente a 71% do total.

A conclusão foi feita pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Sendo assim, a entidade utilizou como base dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Segundo os dados coletados, as MPE abriram 1,2 milhão de empregos a mais do que as médias e grandes empresas, nos nove primeiros meses de 2021.

Dessa maneira, apenas em setembro, os negócios de menor porte foram responsáveis pela abertura de 72,5% das vagas de emprego formais no mês. Foram 227,9 mil novas vagas, de um total de 313,9 mil novos postos de trabalho formais criados no mês. Sendo assim, somente os pequenos negócios apresentaram saldo positivo na criação de empregos em todos os segmentos.

O setor de maior destaque foi o de serviços, com a abertura de 103,4 mil vagas em micro e pequenas empresas de um total de 143,4 mil postos apurados pelo Caged. Segundo o Sebrae, o avanço da vacinação contra a covid-19, bem como a volta de diversos serviços, têm impulsionado a recuperação do segmento.

Saldo de empregos formais em setembro

Neste mês de setembro, o Brasil gerou 313.902 postos de trabalho formais, resultado de 1.780.161 admissões e de 1.466.259 desligamentos de empregos com carteira assinada. Sendo assim, segundo o Ministério do Trabalho e Previdência, no acumulado de 2021, o saldo positivo é de 2.512.937 novos trabalhadores no mercado formal.

Nesse contexto, o estoque de empregos formais no país, que é a quantidade total de vínculos empregatícios ativos, chegou a 41.875.905, em setembro. Portanto, o número representa uma variação de 0,76% em relação ao mês anterior.

De acordo com o ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, o país está mantendo a tendência dos últimos três meses do ano, de gerar mais de 300 mil novos empregos por mês. O que, segundo o ministro, é uma “demonstração clara da recuperação formal da economia”. Para ele, a campanha de vacinação contra covid-19 tem sido fundamental nessa retomada das atividades econômicas do país.

Saldo positivo

Todas as regiões do país tiveram saldo positivo na geração de emprego em setembro, havendo aumento de trabalho formal nas 27 unidades da federação. Os estados da região nordeste do país foram os que obtiveram a maior variação na criação de empregos em relação ao estoque do mês anterior.

Os estados com menor variação relativa de empregos em setembro, em relação a agosto, foram os do norte do país, junto ao Mato Grosso do Sul, que obteve crescimento apenas de 0,49%. Por fim, em todo o país, o salário médio de admissão em setembro de 2021 foi de R$ 1.795,46.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.