Pensamentos tóxicos no trabalho: Como livrar-se deles?

Os pensamentos tóxicos no trabalho, por si só, podem minar o nosso dia e a nossa vida de uma forma silenciosa, porém, intensa. Quando nos damos conta, percebemos que muitas de nossas atitudes acabam sendo condicionadas pelos pensamentos negativos que insistem em vir à luz de nossa mente.

Como lidar com tudo isso? Como conseguir livrar-se dos pensamentos tóxicos, especialmente no que tange o nosso dia a dia no trabalho? Para saber mais, acompanhe o nosso conteúdo de hoje e vem com a gente discutir sobre o assunto!

Pensamentos tóxicos no trabalho desgastam a motivação e a produtividade

Os pensamentos tóxicos no trabalho podem surgir lentamente em nossa mente. Eles surgem de maneira sucinta, silenciosa e, quando nos damos conta, já fomos completamente dominados por eles. Com isso, a nossa motivação fica afetada, e a nossa produtividade estagnada.

Reconhecer os pensamentos que nos impedem de crescer no ambiente corporativo é de suma importância para que possamos reverter a situação o quanto antes e, dessa forma, atingir objetivos que pareciam distantes demais.

Afinal, quem é que nunca se sentiu desmotivado por ter uma “voz” na cabeça que dizia “você não vai conseguir”? Pense sobre isso e, a seguir, veja sugestões que lhe ajudarão a mudar esse tipo de pensamento.

Como livrar-se dos pensamentos tóxicos no trabalho?

Antes de qualquer coisa, é importante que você treine a sua mente para encontrar os pensamentos tóxicos que insistem em aparecer no seu dia a dia.

Esse tipo de auto observação está atrelada ao seu autoconhecimento, que deve ser trabalhado não só no contexto corporativo, como em qualquer âmbito de sua vida.

Quando você começa a perceber em quais momentos os pensamentos surgem, você poderá pôr em prática as dicas que apresentamos abaixo. Veja:

Encontre o caminho contrário ao pensamento tóxico

Percebeu que um pensamento tóxico surgiu em sua mente? Ótimo! Vamos observá-lo e traçar um caminho contrário a ele. Para isso, pondere sobre as alternativas positivas, mesmo que remotas, que existem em determinada situação, como em nosso exemplo:

  • Pensamento negativo: “O prazo é muito curto, não vou conseguir”.
  • Pensamento contrário ao negativo: “Se eu fizer em pequenas etapas, consigo eliminar grande parte das tarefas e, depois disso, posso concluir o trabalho de forma mais simples e rápida”.

É claro que, em um primeiro momento, apenas “pensar” em algo positivo não será o suficiente para espantar o pensamento tóxico. Mas sim, é preciso agir de acordo com o “pensamento positivo”. Assim você vai treinando a sua mente para que ela passe a procurar mais soluções no decorrer do dia a dia, ao invés de se apegar no primeiro impeditivo que aparecer.

Elimine o medo da frustração

O medo da frustração no trabalho pode ser uma grande porta de entrada para os pensamentos tóxicos. Quando temos muito medo da frustração, preferimos nos manter em nossa zona de conforto e garantir que grandes “erros” não aconteçam. Porém, o que a nossa mente esquece de considerar é que manter-se “parado” também elimina qualquer chance de se satisfazer com algo novo ou realizar um sonho de longa data.

É claro que não devemos criar expectativas “mirabolantes” em cima de algo, mas sim, devemos cogitar os pontos positivos e negativos sobre determinada situação. Assim, nos preparamos para possíveis “tropeços” e lutamos por algo que acreditamos.

Em suma, lembre-se sempre que a vida sempre terá episódios regados com frustração e, portanto, porque não usar essas situações em tentativas de acerto, ao invés de ficar frustrado no mesmo lugar, sempre?

Lute pelo o que faz sentido para você e mentalize o caminho contrário aos pensamentos negativos. Essas duas atitudes farão com que você enxergue situações mais promissoras e fuja do temido piloto automático. Arrisque-se!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.