Como manter a produtividade através do home office

A possibilidade de se trabalhar em casa é uma realidade já aplicada em vários países há algum tempo. Quando se instalaram as medidas de isolamento social devido a Covid-19, o Home Office passou a ser mais comum e até mesmo necessário para manter a produtividade sem comprometer a saúde tanto dos colaboradores da empresa quanto da sociedade como um todo.

No entanto, ao trazer o trabalho para o ambiente doméstico, existem verdadeiros desafios que devem ser encarados para que tanto o rendimento do trabalho quanto sua qualidade não sejam afetados.

Para ter sucesso neste novo modo de trabalhar, organizamos algumas dicas que facilitam sua jornada diária em seu novo escritório: sua casa.

1- Organize Seu Local de Trabalho

Ao trazer o trabalho para o ambiente doméstico, a ideia é justamente encontrar um local onde você possa se organizar e manter todo material necessário para produzir em um lugar dedicado exclusivamente para isto.

Na mesa de trabalho deverão estar seu computador e somente o material que você usa diariamente.

Escolha o local mais silencioso da casa, de preferência sem o trânsito constante de pessoas que podem acabar por atrapalhar sua concentração.

Deve ser um local bem arejado, com iluminação adequada. Se preferir, decore este ambiente com suas plantas ou objetos que lhe trazem mais tranquilidade e harmonia. Afinal de contas, você passará boa parte do tempo neste ambiente.

O conforto se faz um verdadeiro aliado e sua cadeira deve proporcionar postura adequada. Talvez seja o momento se investir naquela cadeira que é mais confortável e ergonômica para que sua produtividade não seja prejudicada ao longo dos dias por causa de uma dor nas costas ou aquele desconforto nas pernas ou no ombro.

2- Disciplina é Sua Aliada

Você tem um novo local de trabalho mas que ao mesmo tempo é um ambiente que já conhece bem no dia a dia. Muitas distrações estão ali como seu animal de estimação, pessoas conversando, necessidades diárias como ir ao supermercado ou padaria, etc.

Por isso, a disciplina é imprescindível para trabalhar bem.

Estabeleça metas, pautas que devem ser concluídas até determinado horário.

É muito importante também manter as pausas que você já fazia na empresa. Aquele tempo para um café, o horário de almoço farão seu organismo manter o ritmo de produção sem grandes alterações.

Caso mais gente more com você explique a importância de não atrapalhar enquanto você está em seu local de trabalho.

Isso tudo evita pausas desnecessárias que acabam por boicotar toda uma linha de raciocínio que desenvolvemos em determinadas tarefas.

3- Nada de Bagunça

O local de trabalho tem de se manter organizado. Antes de começar e depois do horário de trabalho organize tudo e separe o que é de uso doméstico do que é de uso profissional.

Não deixe que o que é de uso doméstico acabe por interromper ou distrair você no decorrer do trabalho.

Limpeza, organização e manutenção do local de trabalho devem ser feitos em horários específicos, que não comprometam a produtividade.

Organize-se.

4- Faça Um Cronograma

Todos os dias depois do fim do horário, mais à noite, reserve um tempo para estabelecer um cronograma.

Faça uma planilha simples com os horários e o que deve ser feito neste tempo específico.

Destaque o que é mais urgente, distribua as pausas.

Desta maneira você não perde tempo com aquela ausência mental do tipo “o que tenho mesmo que fazer agora?” .

5- As Reuniões da Empresa

Caso as reuniões sejam comuns no seu departamento, verifique com antecedência seu equipamento para fazer a vídeo chamada.

Teste com algum conhecido antes para se certificar de que áudio e vídeo estão de acordo e se a internet está satisfatória para esta atividade.

No horário estabelecido, lembre-se de solicitar aos outros moradores da casa o silêncio e privacidade necessários na hora da videoconferência.

Uma dica é atentar para os pets neste horário. Procure deixá-los entretidos neste momento com algum petisco ou brinquedo para que não sejam presença de destaque bem na hora da reunião.

6- Programação Mental

Lembre-se que você não está em casa. Você está no seu trabalho.

Sendo assim, o comportamento profissional deve ser mantido a todo custo mesmo estando em um ambiente tão familiar que é nosso lar.

Você deve estar vestido de maneira adequada para que seu subconsciente trabalhe de acordo com o necessário. Obviamente que não falamos aqui de vestir-se com uniforme ou socialmente, mas encarar a jornada de trabalho com pijamas ou aquela roupa de ficar em casa pode induzir você a um comportamento menos profissional.

A postura deve ser mantida quando trabalhamos em regime de Home Office da mesma maneira. Isso promove maior motivação e disposição na hora de produzir.

7- Alimentação

Lembre-se de não exagerar no almoço ou no coffe breake.

Uma feijoada de almoço e um pedaço de bolo generoso podem deixar você mais letárgico, com menos disposição para o trabalho e o fato de seu quarto estar tão próximo certamente aumentarão as chances de uma distração maior.

Por isso, mantenha a alimentação que você já adotava no ambiente profissional. Quanto menos mudar seus hábitos, melhor.

Sem dúvida que mudar os hábitos frente ao home office vai alterar sua produtividade no começo. Não se cobre tanto. Todos estão se adaptando.

Colocamos aqui algumas atitudes que vão ajudar você a adotar este novo jeito de trabalhar de modo a produzir o mesmo ou até mais enquanto estiver trabalhando em casa.

Se organizar, manter a disciplina, hábitos e posturas profissionais são comportamentos que farão de você um profissional excelente independente do local onde esteja instalado. Esta é a meta a ser seguida.

Enfim, novos tempos exigem novas atitudes e isto é muito saudável e renovador. O que importa é tirar o melhor desta experiência e se mostrar proativo sempre.

Veja também: Home Office e saúde mental: o que fazer?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.