PDE: atualização na categoria de recursos de produção

O PDE 2031 destaca atualização na categoria de recursos de produção. Confira informações oficiais do Ministério de Minas e Energia (MME)!

O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que o ajuste na previsão de produção para o C-M-539 (Pão de Açúcar, Seat e Gávea).  O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca que foi incluída nesta categoria de recursos a previsão da produção para o Campo de Juruá, na Bacia do Solimões, com perspectiva de início em meados da década.  Alguns blocos foram devolvidos/suspensos. 

PDE: atualização na categoria de recursos de produção

Os que mais contribuíram para a redução foram: Peroba, blocos da Bacia do Solimões e o SEAL-M-349. Os recursos contingentes representam aproximadamente 41% da previsão da produção líquida de gás natural em 2031, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Previsão da produção dos recursos não descobertos empresa (RND-E) 

Assim como na previsão da produção bruta de gás natural, a redução é um resultado da devolução de blocos, principalmente nas bacias Potiguar e do Solimões. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca que os recursos não descobertos em áreas contratadas são responsáveis por cerca de 13% da previsão líquida de gás natural no último ano do decênio. 

Previsão da produção dos recursos não descobertos união (RND-U)

Segundo o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, não houve mudanças com relação ao plano anterior.  Os recursos em áreas ainda sem contrato representam aproximadamente 4% da previsão da produção líquida de gás natural no último ano do decênio. No ciclo anterior, essa participação era de 2%.

Previsão da produção líquida de gás natural no ambiente Pré-Sal

Para o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, a previsão da produção líquida de gás natural no Pré-Sal apresenta uma queda nos de 2021 a 2023, com uma menor disponibilização de gás prevista para o Campo de Búzios, e um aumento nos anos de 2027 a 2029 com a revisão do perfil de produção do C-M-539 (Pão de Açúcar, Seat e Gávea). 

PDE 2031 e os cenários possíveis de produção de petróleo e gás natural

Os dados apresentados retratam a visão base da EPE para o decênio abrangido pelo Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031. Outros cenários possíveis de produção de petróleo e gás natural serão tratados no Relatório Final do Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

A EPE se exime de qualquer responsabilidade pela decisão de investimento que possa ser tomada por agentes econômicos com base nos dados apresentados no Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.