O comércio internacional e as expectativas da economia mundial

O comércio internacional impulsionou o crescimento da economia desde o início da recuperação. Saiba mais!

O comércio internacional impulsionou o crescimento da economia desde a recuperação da atividade econômica, bem como, a desaceleração do crescimento da população ao longo do horizonte decenal também faz parte do cenário econômico atual.

O comércio internacional e as expectativas da economia mundial

O aumento da renda da população e a redução do déficit habitacional contribuem para o crescimento do número de domicílios e, consequentemente, para a redução da relação habitantes por domicílio nos próximos dez anos, destaca o Ministério de Minas e Energia (MME).

Economia mundial

De acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME), o cenário da economia mundial é multifatorial. A recuperação significativa da economia mundial em 2021, após retração da atividade econômica em 2020 e o PIB mundial deve apresentar ritmo moderado de crescimento nos próximos dez anos.

A retomada da economia chinesa

A desaceleração suave da economia chinesa, em virtude do processo de transição de seu modelo de crescimento, impacta a economia mundial, de acordo com informação do Ministério de Minas e Energia (MME) através de documento oficial.

De acordo com o PDE do Ministério de Minas e Energia (MME), os países emergentes devem apresentar maior contribuição para o crescimento econômico mundial.

O estilo de vida da população impacta o PDE 2031

Além disso, a expectativa de crescimento mais modesto para os países desenvolvidos por conta de questões estruturais, como o envelhecimento populacional, também impacta os estudos do Plano Decenal de Energia 2031.

Assim sendo, espera-se uma recuperação da economia global com um crescimento médio do PIB mundial de 3,3% a.a. entre 2021 e 2031, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME).

PDE 2031: desenho dos cenários nacionais

No curto prazo, a vacinação da população e retomada das atividades possibilitam a recuperação da economia, de acordo com o Ministério de Minas e Energia (MME). No médio prazo, o desempenho do PIB é impulsionado pelos avanços no ambiente de negócios e pelos investimentos, alcançando um crescimento médio de 2,9% entre 2021 e 2031.

Expectativas de crescimento do PIB

De acordo com documento oficial do Ministério de Minas e Energia (MME), o PIB per capita brasileiro crescerá, em média, 2,3% a.a., alcançando o patamar de US$19,3 mil (PPP 2019) em 2031, nível próximo ao do México em 2019.

Redução de gargalos e elevação da competitividade

Segundo o Ministério de Minas e Energia (MME), os investimentos devem ser beneficiados por um ambiente de maior estabilidade econômica e pela realização de reformas, ainda que parciais. Destaca-se o segmento de infraestrutura, permitindo redução dos gargalos logísticos e aumento da produtividade e competitividade da economia.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.