PDE 2031: ACL e PLD na comercialização de energia

O ACL e a liquidação de energia no mercado spot - PLD - poderão se configurar como mercados na comercialização de energia. Saiba mais!

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, estima-se que a participação da bioeletricidade na matriz elétrica nacional será mantida, embora sua comercialização no ambiente regulado (ACR) diminuirá ao longo do período.

ACL e PLD na comercialização de energia

O ambiente de contratação livre (ACL) e a liquidação de energia no mercado spot (PLD) poderão se configurar como mercados majoritários para a comercialização de energia deste segmento, destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Programa Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB)

Foram produzidos 47 bilhões de litros de biodiesel pela indústria nacional, até dezembro de 2020, informa o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031.

Selo Combustível Social (SCS) 

A possibilidade do uso voluntário em percentual superior ao obrigatório (frotas cativas e usos ferroviário, agrícola, industrial e experimental). Os leilões são realizados em duas fases, na 1ª somente as usinas detentoras do Selo Combustível Social (SCS) podem participar (quando é comercializado 80% do volume); os 20% restantes são disputados por todas as usinas.

Leilões regulares

De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, até outubro de 2021, foram realizados 82 leilões. Nos leilões regulares também é comercializado biocombustível para o chamado mercado autorizativo, ainda incipiente.

Sustentabilidade

O modelo de comercialização em transição, com fim dos leilões a partir de 2022, conforme decisão do CNPE. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca a necessidade de implantar um programa sustentável, promovendo a inclusão produtiva da agricultura familiar.

Biodiesel: preços e qualidade

Além disso, é necessário garantir preços mínimos, qualidade e suprimento. O Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031 destaca a necessidade de produzir o biodiesel a partir de diferentes matérias-primas, fortalecendo as potencialidades regionais.

Matérias-primas

  • Destacam-se o óleo de soja e sebo bovino;
  • O óleo de soja deve manter sua posição de liderança até o fim do período analisado;
  • O sebo bovino ocupa o segundo lugar e, outros, como materiais graxos e óleo de fritura, vêm apresentando um crescimento.

Commodities

Conforme destaca o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2031, a matéria-prima corresponde a cerca de 80% do custo total. Para os próximos dez anos, estima-se que este preço acompanhará os valores das commodities em geral.

A volatilidade dos preços do biodiesel e diesel fóssil

O comportamento atípico de proximidade dos preços do biodiesel e diesel fóssil, entre os anos de 2017 e 2019, a elevação dos preços internacionais do óleo de soja e a queda acentuada do preço do diesel ampliaram o distanciamento entre o preço do fóssil e o do biocombustível.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.